Parâmetros biológicos

029

Você já pensou em fazer uma longa viagem de carro sem velocímetro e marcador de combustível?

Pois bem, é assim que vivem muitas pessoas! Vivem sem controle de sua saúde! Não sabem como está seu colesterol, sua taxa de glicemia, triglicérides ou sua pressão arterial! Evitam ir ao médico e só buscam ajuda quando o corpo dá sinais. Sinais? Que sinais? Uma dor, uma febre, uma coceira ou uma irritação que incomoda. Tudo isso é muito importante saber, para cuidar bem de nossa saúde!

Tem gente que diz: “Ir ao médico limita minha vida, não posso comer isso, beber aquilo, etc.” Mas a estrada também impõe limites: velocidade, ultrapassagem em curvas e pontes, altura da carga antes de viadutos ou pontes. Essa analogia explica bem que regras são feitas para serem seguidas e as informações que os médicos utilizam para orientar os pacientes tem embasamento científico! São condutas recomendadas em publicações, seminários ou conferências.

Certas doenças não se manifestam através de sintomas claros e daí a necessidade de realizar exames com a devida orientação médica! Aos portadores de diabetes, por exemplo, há necessidade de exames de fundo de olho, para saber como está a retina e de função renal para ver como está a perda de proteínas pela urina.

Cada doença com sua complexidade e seus exames necessários! Saliento duas doenças que não manifestam sinal algum no seu inicio. São elas: a Hipertensão e o Diabetes.

Quando houver um “sinal” a coisa vai longe, pois certamente há muito tempo a doença está instalada. Sabemos que os diabéticos do Tipo 2 e os hipertensos passam muitos anos com a doença sem dar conta que a tem, e isso é muito ruim!

Os anos iniciais de um tratamento são muito importantes para o final da vida. Tratamento bem conduzido minimiza os males que provocam com o passar do tempo.

Daí a necessidade de consultarmos o médico regularmente e cumprir o tratamento recomendado. Não dá para vivermos sem os marcadores biológicos que existem, para a orientação médica, da mesma forma que no automóvel precisamos do marcador de velocidade para nos orientar a realizarmos uma viagem segura.

Que os parâmetros biológicos nos ajudem nessa longa viagem da vida!

Saúde a todos e até breve!
Luiz Carlos Henrique