Melhorar o controle do diabetes pode melhorar a memória

Human head with brainwaves
Human head with brainwaves

Se você quer outra razão para alcançar um melhor controle glicêmico, um novo estudo providenciou um: “a melhora do controle glicêmico ajuda na melhora da “memória de trabalho”, um tipo de memória que nos permite aprender e realizar tarefas.

Pesquisas anteriores sugeriram que altos níveis de glicemia poderiam danificar a memória, portanto pesquisadores resolveram testar se a redução dos níveis de glicemia levaria a efeitos opostos. O estudo, publicado na edição de fevereiro de 2006 da Diabetes Care, envolveu 145 adultos de meia idade e mais velhos com diabetes tipo 2 que utilizavam o hipoglicemiante Metformin. Os pesquisadores deram aos participantes testes cognitivos que acessavam a sua “memória de trabalho”. Em seguida eles, de forma aleatória, designaram os participantes a tomar, além da metformina, rosiglitazone (“Avandia”) ou Glyburide (ambos hipoglicemiantes).

Após 24 semanas, os pesquisadores mediram a glicemia dos participantes. Em ambos os grupos houve melhora dos valores de glicemia. Em seguida os participantes realizaram novamente o teste de memória e em ambos os grupos houve melhora dos resultados. Houve uma forte correlação entre a melhora dos valores de glicemia com a melhora nos testes de memória.

O estudo seguiu os participantes por um relativo curto período de tempo, portanto não dá para saber por quanto tempo dura a melhora na memória. Os pesquisadores também notaram que os participantes apresentavam relativamente bons valores de glicemia no começo do estudo, portanto mais pesquisas são necessárias para constatar se pessoas com um controle glicêmico ruim iriam se beneficiar também. Estudos adicionais também serão necessários para ver os benefícios de controle glicêmico em pessoas com problemas cognitivos mais severos.

Fonte:
Este artigo foi escrito por Katharine Davis, Web Editor of DiabetesSelfManagement.com.
Este artigo foi traduzido por Luiz F. Henrique