Garanta o pique para o carnaval

002

Cair na folia quatro dias sem parar é o que muito brasileiro planeja para o carnaval, mas nem todos aguentam. A grande verdade é que pular e brincar nessa festa que é uma das paixões nacionais exige um bocado de preparo físico. Não é à toa que passistas de escola de samba sejam frequentadores assíduos de academias de ginástica durante o ano. Se esse não é seu caso, fique atento às orientações da educadora física Eliete de Oliveira, especializada no atendimento a alunos com doenças crônicas.

Quem não praticou exercícios físicos com regularidade durante o ano fique sabendo que não adianta agora correr atrás do prejuízo. Eliete adverte que entrar num programa de atividades intensas em tão poucos dias só leva ao desgaste e não produz efeito sobre ganho de força e resistência, simplesmente porque o tempo está curto.

Os alongamentos são recomendados para evitar contusão muscular. Eliete lembra que esse tipo de exercício, entretanto, não garante que não haverá dores musculares no dia seguinte, principalmente se a pessoa for sedentária. Por isso, ela ensina, para o folião de última hora a melhor tática para curtir até o fim é fracionar sua movimentação. O ideal é sambar um pouco, fazer um intervalo para descanso e depois voltar às pistas… ou à passarela do samba. Se seu caso for o de seguir um trio elétrico e não houver mesmo como se afastar da brincadeira, alterne os picos de agitação com um caminhar leve. E se sua preocupação for não dar bandeira porque está com pouco samba no pé, mostre que tem muita ginga e balanço agitando braços e mãos!

“Além do fracionamento, o folião deve hidratar-se em intervalos regulares”, lembra Eliete. Não é preciso beber grande quantidade de líquido de uma vez, mas beber constantemente, uma vez que o esforço do samba aumenta a perda de líquido.

“O desgaste é ainda maior para quem tem diabetes e por isso não se deve descuidar por um momento do consumo de água”, lembra a especialista.

E, depois do carnaval, já que você passou quatro dias em movimento, que tal prolongar o pique e adotar um programa regular de atividades físicas? Assim, no próximo ano você estará com fôlego para curtir o samba com novo pique.

Fonte: http://www.starbem.com.br/NutricaoExercicios/Exercicios/garanta_o_pique_para_o_carnaval