Datena vai fazer cirurgia para emagrecer e controlar o diabetes

Reprodução

Reprodução

O apresentador José Luiz Datena, do programa Brasil Urgente, da Band, anunciou que vai se submeter a uma cirurgia para emagrecer cerca de 30 quilos e controlar melhor o diabetes tipo 2. O procedimento, que deve ser realizado em outubro, é o mesmo feito pelo apresentador Faustão, em 2009. Datena revelou a informação em seu programa de quinta-feira (23) e virou notícia nos principais portais.

– Acho que vou ficar feio magrelo. Tem que controlar o diabetes porque, senão, morre. [É uma doença que] vai matando lentamente, perde o pé, fica cego. Você, que tem diabetes, precisa controlá-lo.

O diabetes tipo 2 é resultado de um estilo de vida nada saudável. Apesar de o histórico familiar ser um dos fatores de risco, sedentarismo, excesso de peso e alimentação desequilibrada são outros vilões importantes do diabetes. Segundo um estudo publicado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o número de adultos com a doença quadriplicou em todo o mundo em menos de quatro décadas, chegando a 422 milhões de casos.

Em 2035, a estimativa é de que o número de diabéticos e pessoas em estágio pré-diabetes somados ultrapassem 1,1 bilhão de pessoas no mundo. Já número de brasileiros com a condição deve dobrar e subir para 20 milhões.

As complicações cardiovasculares são a principal causa de internações e morte dos diabéticos, mas os riscos podem ser diminuídos com o tratamento adequado.