8 dicas para deixar o calcanhar longe de rachaduras

perfect-feet-iii-1493457-640x480

O cuidado com os pés é algo que muita gente costuma negligenciar. O fato é que a atenção com os pés, especialmente de quem tem diabetes, deve ser mantida o ano inteiro. Problemas como ressecamentos, rachaduras, bolhas e calosidades detonam não só a beleza, mas também a saúde dos pés. Aliás, vale lembrar que portadores de diabetes costumam ter os pés rachados por conta do excesso de açúcar no sangue.

Veja 8 dicas que vão ajudar seus calcanhares ficarem mais lisos e longe de rachaduras.

1 – Hidrate os pés diariamente. Sempre leia o rótulo do produto e certifique-se de que o produto não tem contraindicação para diabéticos. Converse com o médico.

2 – Beba bastante água. A pouca ingestão do líquido pode deixar a região dos pés bem ressecada, sabia?

3 – Evite banhos muito quentes e demorados. O hábito também pode contribuir para o surgimento de pés mais ásperos e grossos.

4 – Saltos muito altos, rasteirinhas, sapatilhas e chinelo expõem os pés ao atrito e são prejudiciais à saúde deles. No caso de homens, sapatos apertados são vilões. Evite estes calçados sempre que puder.

5 – O excesso de peso também costuma deixar o calcanhar rachado. Então, fique de olho no ponteiro da balança.

6 – Pare de lixar os pés durante o banho ou na pedicure. Esta ação só vai deixar seu calcanhar ainda mais grosso e áspero. O ideal é procurar o podólogo para eliminar calosidades e rachaduras com segurança. Avise que você tem diabetes e consulte profissionais especializados.

7 – Controle sempre a glicemia. Lembra que o excesso de açúcar no sangue contribui para a rachadura nos pés?

8 – Examine seus pés diariamente. Use um espelho para ver a sola ou peça ajuda para alguém. Qualquer alteração, procure o especialista e não tente remover calos e calosidades em casa.