7 verdades sobre o diabetes

diabetes-1327517-640x480

O que você sabe sobre o diabetes? Selecionamos seis dúvidas para a médica Cátia Motta, responsável técnica da AxisMed, responder.

Diabetes não é uma doença contagiosa.

Verdade. O diabetes é uma doença crônica que leva a uma disfunção metabólica gerada pela insuficiência de insulina – hormônio produzido pelo pâncreas – no organismo e que pode ser resultado de fatores genéticos, como nos casos do tipo 1, ou devido a maus hábitos, como dieta desequilibrada e sedentarismo que causam aumento de peso. Ou seja, é um mal desenvolvido e não transmitido.

 

Diabetes pode matar.

Verdade. Algumas pessoas confundem os avanços no tratamento e monitoramento do diabetes como um sinal de que se trata de uma doença crônica não mortal. Isto é um grande engano e, sem tratamento, pode levar à morte.

 

Excesso de consumo de doces não causa diabetes.

Verdade. O que causa diabetes é uma vida sedentária associada à obesidade e uma inflamação discreta do tecido gorduroso, com possível influência de componentes genéticos. Doces não causam diabetes, mas podem levar ao ganho de peso, e este é um fator de risco para o desenvolvimento do tipo 2 da doença.

 

Nem todo diabético precisa usar insulina.

Verdade. Só os diabéticos do tipo 1 precisam obrigatoriamente deste hormônio, já que não o produzem naturalmente. Já os do tipo 2, que perfazem 90% dos casos, dificilmente precisarão utilizar a insulina se fizerem adequadamente o tratamento, com exercícios, monitoramento do índice glicêmico e alimentação regrada e balanceada. Mas para isso, o ideal é que a doença seja identificada ainda no início e tratada com rigor e seriedade.

 

Atividade física ajuda no controle do diabetes?

Verdade. Quando se faz exercícios, o corpo consome a glicose no corpo para produzir energia e, assim, a atividade funciona como a insulina, reduzindo a presença da substância no organismo. Além disso, se forem regulares (o indicado) estas atividades físicas levam à perda de peso, o que ajuda a controlar a doença.

 

Diabetes pode causar cegueira e impotência?

Verdade: Como a doença causa danos ao sistema circulatório, ela pode levar a problemas nos vasos da região peniana e/ou nos da retina. O resultado é que o organismo tem dificuldade em irrigar o pênis com sangue, e ocorre também o crescimento dos vasos da retina, situação potencial para que ocorram sangramentos. Há, ainda, a possibilidade dessa situação de crescimento anormal dos vasos causar o descolamento da retina.

 

Cirurgia de redução de estômago/intestino não cura o diabetes.

Verdade. Quem passa por esses procedimentos obtém melhora nos níveis de glicemia e perda de peso, o que ajuda no controle da diabetes, mas se voltar a engordar, a doença retorna.

 

2 Responses

  1. André R. Gianetti disse:

    Bom dia. Muito boa a matéria só que, no meu entendimento acho que a segunda pergunta estaria errada. Ao invés de: Diabetes não mata – o correto seria: Diabetes mata, pois na própria resposta ele afirma que o diabetes pode levar à morte.