Veja como proteger seu coração durante os jogos da Copa

kick-it-1419720-638x476

O estresse excessivo por conta da torcida durante os jogos da Copa do Mundo pode elevar a pressão arterial e provocar eventos cardiovasculares que, por sua vez, podem ser fatais. Por isso, o cardiologista Pedro Gregorio Mekhitarian, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, dá algumas dicas que ajudam a proteger o coração. Confira!

1 – Vá ao cardiologista com regularidade: ter os exames em dia é importante para avaliar o risco cardíaco em decorrência do estresse.

2 – Controle a pressão arterial e o colesterol: quem tem pressão e colesterol altos precisa seguir as recomendações do cardiologista e, se medicamentos forem prescritos, tomá-los com regularidade.

3 – Pratique atividade física: o exercício físico é um excelente protetor de doenças cardíacas, mas só funciona se for feito com regularidade e moderação. Mas, atenção! Quem é sedentário deve consultar o médico antes de começar alguma modalidade.

4 – Lembre-se de que é apenas um jogo: é preciso separar as emoções, já que sofrer um gol faz parte do roteiro, assim como perder a partida. Respirar fundo e de forma pausada durante a partida pode ajudar a reduzir o estresse.

5 – Não exagere na bebida alcoólica: o álcool em excesso é inimigo do coração. Além disso, energéticos também são nocivos e, quando em combinação com o álcool, podem ser perigosos. Evite.

Crédito de foto: FreeImages