Tênis ou Pés Descalços?

061

Segundo estudo de um grupo de pesquisadores de oito cidades em todo o mundo, incluindo um da Universidade de Harvard, divulgada semana passada, esqueça todo o arsenal de tecnologia dos tênis e corra descalço. Mas será que é isso mesmo o melhor?

O estudo partiu do princípio de que o homem sempre praticou corrida descalço ou usando calçados leves como mocassins, e o exemplo de atletas, como o etíope Abebe Bikila, maratonista que conquistou títulos correndo com os pés no chão. Para isso analisou atletas que sempre usaram tênis, outros que sempre correram descalços e alguns que deixaram os calçados e adotaram a prática sem eles.

Muitos profissionais concordam que embora correr descalço possa trazer benefícios, aqueles que se sentirem tentados a fazê-lo ou a experimentar algo próximo disso, precisam começar devagar, exatamente como fazem quando procuram alterar qualquer dos seus outros hábitos de corrida.

Acredito que a realidade para nós, praticantes da caminhada/ corrida, como meio de obter melhor condicionamento físico e conseqüente melhora da qualidade de vida, o ideal é não abrir mão do tênis e bem pelo contrário, usar o mais adequado.

É preciso conhecer a sua pisada para escolher o melhor tênis, se neutra, pronada ou supinada. Várias lojas do ramo fazem o teste sem custo algum e com essa informação opte pelo que mais lhe agradar. Não esqueça que o conforto dos pés é muito mais importante que a beleza do tênis.

ATENÇÃO PORTADORES DE DIABETES
Cuidado com os pés! O ideal é usar tênis confortáveis e meias de algodão SEMPRE. NUNCA fique descalço independente da superfície. Lembrem-se que o estudo não foi feito em portadores de diabetes!

Tire suas dúvidas com nossa Educadora Física, Cecília Cardim clicando aqui!

CECÍLIA CARDIM
(Educadora Física)