Salva-vidas: Corrigindo Hipoglicemias

016b

O Glucagon é um hormônio responsável por identificar e elevar a quantidade de açúcar no sangue. Em outras palavras ele corrige as hipoglicemias, sendo assim um produto salva-vidas. Atualmente ele é comercializado pela Novo Nordisk, tendo o nome comercial de Glucagen®. Ele é um medicamento obrigatório na geladeira dos portadores de diabetes, principalmente os usuários de insulina.

A hipoglicemia significa baixos níveis de açúcar no sangue, suas causas podem ser favorecidas por: excesso de medicação – principalmente insulina – atraso em se alimentar ou muito exercício físico sem automonitorização.

Os sintomas variam de pessoa para pessoa, podem ser: muita fome, dificuldade para raciocinar, cansaço exagerado, sudorese excessiva, tremores, sonolência, visão dupla e confusão mental que pode evoluir para o coma.

O tratamento da hipoglicemia deve ser feito pela reposição de açúcar no sangue, podendo ser corrigido de duas formas: alimentação (uso de açúcar) ou injeção do hormônio Glucagon.

Quando os sinais de hipoglicemia aparecerem devem ser confirmados por dois testes de glicemia com amostras diferentes, valores inferiores a 70mg/dL devem ser corrigidos.

Se o portador de diabetes tiver em condição de comer algum alimento ou açúcar, as opções podem ser:

um sachê de glicose – comercialmente conhecido como Glinstant® – Lowçucar;
três balas normais: de caramelo, por exemplo;
um copo pequeno de refrigerante normal ou suco de laranja; ou,
uma colher de sopa rasa de açúcar com água.

Aguarde quinze minutos e repita o teste de glicemia, caso o nível de açúcar não esteja acima de 79mg/dL ingira, novamente, alguma das sugestões acima.

Se o portador de diabetes estiver semi-inconsciente ou inconsciente, é necessário usar a injeção salva-vidas:

Glucagen® – quando administrado o portador de diabetes inconsciente se recupera em 5 minutos, tendo condições deve ser feito um lanche, evitando que ele tenha uma nova hipoglicemia mais tarde.

O Glucagon é o hormônio contrário à insulina, responsável por quebrar os pacotes de glicose que estão guardados no fígado e jogar para corrente sanguínea, corrigindo assim a quantidade de glicose sanguínea.

Deve ser administrado no músculo ou subcutâneo (igual à insulina), preferencialmente no músculo da coxa, pois músculo tem ação mais rápida.

Quando se compra o Glucagen® deve ser guardado sob refrigeração 2 a 8°C e deve ser mantido na embalagem original, caixinha laranja totalmente selada. Dentro contém um frasco com pó e uma seringa preenchida com líquido. No momento da aplicação deve ser colocado o líquido dentro do frasco com o pó, agitar levemente até que o líquido tenha misturado completamente, puxar esse líquido para a seringa e aplicar.

Converse com o seu médico sobre o Glucagen® e tenha um sempre ao seu alcance.

Conheçam sempre as opções para corrigir as hipoglicemia e não utilizem delas para consumir açúcar deliberadamente!

O açúcar necessário nos momentos de hipoglicemia devem ser de absorção rápida – preferência 15g de glicose – por ser difícil medir essa quantidade os saches de glicose são uma ótima opção!

Quando não se tem o sache o refrigerante é uma ótima opção, vale ressaltar refrigerante NORMAL, pois este é um momento que o diabético precisa de açúcar! Aproximadamente 300mL seriam suficiente! Após a crise passar é ideal que se faça um lanche saudável – de preferência associe carboidratos e fibras para evitar as futuras hipoglicemia!