Por que dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes?

022

Por que dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes?

A data foi escolhido em homenagem ao nascimento do descobridor da insulina, o canadense Frederick Banting. O cientista e seu assistente Charles Best fizeram alguns experimentos na cadela Majorie desenvolveram a primeira insulina de origem animal.

O ano era 1932. No inicio, a insulina era impura e as agulhas longas. A aplicação era intramuscular, dolorosa e frequentemente causava danos à pele.

Hoje as insulinas são manipuladas em laboratório e divididas em dois grupos: insulina humana e o análogo da insulina humana. Para aplicá-las, o mercado disponibiliza agulhas de três tamanhos (12,7mm, 8mm, 6mm) que devem ser escolhidas acordo com o biotipo de cada paciente.

A evolução está presente e envolve muitas empresas e pessoas.
Neste mês de novembro devemos fazer uma reflexão onde estamos e para onde vamos.

Dia 14 de novembro do ano passado 50 monumentos foram iluminados com a cor azul, neste espera-se iluminar 500 locais em todo o país. O tema deste ano é Diabetes em Crianças e Adolescentes e foi escolhido pela IDF – International Diabetes Federation.

Em 2006, o diabetes mereceu atenção especial da ONU – Organização das Nações Unidas – que reconheceu as proporções epidêmicas da doença como uma ameaça a saúde mundial – atualmente, mais de 200 crianças desenvolvem diabetes a cada dia.

Uma das ações de maior impacto previstas para o Dia Mundial é a iluminação na cor azul dos principais monumentos em cada cidade ao redor do mundo. A cor azul foi escolhida por ser a cor símbolo da ONU – o logo específico da campanha é um círculo azul que significa união.

O IDF – International Diabetes Federation, luta para tirar o diabetes das “sombras”. E nós fazemos o mesmo, divulgando e levando informações aos nossos clientes e amigos.
O Maracanã terá um anel azul entre o público e o gramado e dará uma visão se visto por cima. O mesmo ocorrerá com o Cristo Redentor, Pampulha em Minas, Elevador Lacerda na Bahia, Ponte Hercilio Luz em Santa Catarina e onde ficará azul na sua cidade?

Devemos insistir com as autoridades para que dêem a mesma importância ao diabetes assim como fizeram como tabagismo, por meio da Campanha Anti-Fumo.

As escolhas alimentares, a prática de exercícios, o monitoramento da glicose de forma responsável, e o correto uso da medicação e obediência ao médico fazem com que a vida dos portadores de diabetes seja confortável e duradoura.

Saúde a todos e bom controle de sua glicemia.

E lembre-se: Diabetes controlada é vida prolongada.

Luiz Carlos Henrique – Criador do Conceito Diabetic Center, Educador em Diabetes, Biólogo e Profissional de Farmácia.