Pés Diabéticos e Calçados

060

Na última matéria, falamos sobre as novas pesquisas sobre correr calçado ou com pés descalços. Aqui faço uma complementação do assunto, especificamente para pés de portadores do diabetes.

Os pés dos pacientes diabéticos devem ser sempre objeto de estudo e dedicação para dada a fragilidade das estruturas e a ausência precoce de sensibilidade.

Na realidade, segundo estudos recentes, o calçado inadequado é o principal fator causador das lesões ulcerativas do pé diabético. Isto falando de vida diária comum, imagina quando falamos em corrida ou caminhada esportiva?

O tênis ideal deve ter um sistema de amortecimento nos calcanhares para se evitar dores tão conhecidas como “esporão de calcâneo” e que os médicos chamam de fascite plantar ou mesmo tendinites (tendão de Aquiles ou outros tendões). Durante a caminhada ao se tocar o solo com o calcanhar no início da passada, o valor do peso corporal é em torno de 100-110% neste local e ao se correr pode subir para duas ou mais vezes este valor.

Uma pessoa normal, que joga em torno de 3500-4000 g/cm2 no calcanhar na caminhada pode aumentar este valor para até 7000-8000 g/cm2. Em pessoas diabéticas, valores de pressão plantar em torno de 8000-10000 g/cm2, são fatores predisponentes para abertura de úlcera plantar.

Portanto, o carinho com o calcanhar com o uso de um bom tênis, que deve ser trocado periodicamente, é muito importante.

É comum também o desenvolvimento de dores na parte anterior do pé (debaixo da “bola do pé”) conhecida por metatarsalgia e que tem uma série de fatores predisponentes, especialmente o uso de calçados de solado muito fino e maleável tipo sapatilhas. Um sistema de amortecimento neste local também vai prevenir as dores. Nas pessoas diabéticas, esta área é ainda de maior risco de complicações e precisam ainda mais de um bom tênis.

Diante de todas estas informações não há dúvidas de que, por enquanto, o ideal é o uso e a torça periódica, de um bom tênis.

Tire suas dúvidas com nossa Educadora Física, Cecília Cardim clicando aqui!

CECÍLIA CARDIM
(Educadora Física)