Novo medicamento para DM 2 aprovado na Europa – Liraglutida

044

A Comissão Europeia concedeu autorização, no mês de julho, para comercialização de liraglutida para o tratamento de pacientes adultos com diabetes tipo 2. A autorização cobre todos os 27 países membros da União Europeia. Nos EUA e no Japão, a decisão regulatória está pendente. No Brasil, liraglutida já está em análise pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Liraglutida é o primeiro análogo de GLP-1 de dose diária única desenvolvido para o tratamento de diabetes tipo 2. O medicamento funciona estimulando a liberação de insulina apenas quando os níveis de açúcar no sangue estão altos. A perda de peso com liraglutida é atribuída ao fato de que ela retarda o esvaziamento gástrico e aumenta a sensação de saciedade após as refeições. O medicamento é metabolizado naturalmente no organismo e não requer excreção renal.

Ao longo do programa de desenvolvimento clínico, que envolveu mais de 6.500 pacientes, liraglutida demonstrou um perfil favorável de segurança, e foi comparada a tratamentos de diabetes amplamente utilizados como sulfoniluréias (SUs), tiazolidinedionas (TZDs), insulina glargina e exenatida.

044-2