Não descontrole seu diabetes nas festas de final de ano!

043

Natal e ano novo chegando e já têm muita gente aproveitando as festas de confraternização e os tradicionais amigos secretos. Nesta data, vivenciamos um corre-corre diferente dos demais dias. As preocupações aumentam entre elas as compras dos presentes de natal, a escolha das roupas, o planejamento da ceia, e associando estas às demais preocupações comuns de nosso dia à dia, acabamos nos esquecendo das refeições, exageramos na quantidade dos alimentos ingeridos, deixamos de fazer os testes de controle da glicemia e com isso o controle diário do diabetes acaba ficando prejudicado.

Cuidado! Pequenos deslizes podem acarretar alguns transtornos. Por isso não deixe de seguir um controle adequado, mantendo sua rotina de vida com a auto monitorização, uma alimentação saudável, horários regulares para as refeições. O aumento da ingestão de líquidos como água, chás e limonada com adoçante, estes podem ser ingeridos à vontade, se faz necessário, porque com a correia do dia a dia transpiramos mais e precisamos repor esta perda no organismo.

Nesta época nos deparamos com alimentos muito calóricos como castanhas, nozes, avelã, entre outros. Parece que estes alimentos são prejudiciais aos diabéticos, mas pelo contrário, as castanhas, nozes e avelã, são frutas calóricas, mas saudáveis, pois elas contêm gordura de boa qualidade, ou seja, as gorduras monoinsaturadas. Esta gordura não é prejudicial, pelo contrário, ela auxilia no controle do colesterol. O ideal é não exagerar, pois o exagero contribuirá com o ganho de peso.

Quanto às frutas secas (uva passa, ameixa, damasco) estas também poderão fazer parte do cardápio, mas não ultrapasse a quantidade de 2 colheres de sopa, preste atenção para não consumi-lás no mesmo horário, uma vez que elas contém a frutose, açúcar da fruta que quando ingerida em excesso, contribuirá com o aumento da glicemia.

A elaboração de cardápios saudáveis deve ser considerada, com a inclusão de verduras, legumes e frutas. Se você preparar diversos tipos de carnes, será mais fácil ceder à tentação sem sequer perceber, escolhendo apenas uma opção. Escolha entre as carnes brancas o peru e /ou chester, ou no caso da suína, o lombo. Estes tipos possuem menos gordura e ficam melhores se assadas.

Na hora da sobremesa, inclua as frutas frescas como ameixa que possui apenas 27 calorias, o pêssego 36 calorias ou a uva rubi, 49 calorias. São frutas que remetem a esta época além de serem pouco calórica. Outras opções são alguns doces diet como o doce de leite diet, panetones diet e outros produtos disponíveis em nossas lojas, venha conferir.

O prazer de compartilhar com a família um ambiente festivo não deve ser abalado. Você que é diabético poderá comer de tudo, com exceção dos açúcares em livre demanda, no entanto, controle a quantidade para que não corra o risco de ter algumas surpresas no final da noite.

Dúvidas freqüentes, que não ocorrem somente nesta época do ano, é quanto aos drinks. Será que eu posso ou não aceitar? Você até pode aceitar um drink, mas beba somente durante ou após a refeição, pois se você ingerir com o estômago vazio, poderá ter uma hipoglicemia (queda de açúcar no sangue). É importante saber que a ADA (Associação Americana de Diabetes) recomenda no máximo dois drinks por dia para homens e um drink para as mulheres, sendo que esta recomendação é válida também para quem não tem diabetes. A razão disso é que o álcool é absorvido rapidamente pelo estômago e quando os níveis de glicose começam a cair, o fígado (órgão envolvido no metabolismo dos alimentos, entre eles o carboidrato) começa a transformar os carboidratos armazenados em glicose, evitando assim a hipoglicemia. O álcool impede esta conversão do carboidrato em glicose, o que acaba resultando em hipoglicemia. O fato do álcool ser uma toxina, o corpo reage a ele como um veneno. Assim o fígado quer se livrar da bebida alcoólica rapidamente e esquece-se de liberar a glicose que está lá armazenada. Com isso se você não estiver bem monitorado você pode estragar seu programa.

Algumas dicas podem ser válidas :
• Nunca beba de estômago vazio.
• Se você beber, analise sua glicemia antes de dormir e coma alguma coisa para evitar a hipoglicemia noturna.
• Escolha bebidas de baixo valor calórico e pouco açúcar, como cervejas sem álcool e vinhos secos.
• Evite bebidas doces (caipirinha, batida, licores), pois estas podem aumentar sua glicemia.
• Se beber cerveja, não exagere na comida, pois esta bebida tende a aumentar mais as taxas de açúcar do que o vinho e as bebidas destiladas.
• Se você ultrapassar três drinks por dia você poderá ter complicações.
• Se você tem hipertensão arterial ou neuropatia diabética, o álcool deve ser evitado, pois ele contribui para o aumento da pressão arterial e acaba sendo tóxico para os nervos, aumentando a dor e a queimação.
• Se você usar hipoglicemiante oral, consulte seu médico, pois algumas pessoas que fazem uso destes medicamentos podem ter uma reação severa se ingerirem bebidas alcoólicas.
• Aviso importante: o Glucagon não ajuda na hipoglicemia causada pelo álcool. Ele trata apenas aquelas causada pelo excesso de insulina.

Na hora da ceia lembre-se que quanto mais tarde nos alimentamos, mais difícil será a digestão. Então faça a ceia mais cedo e deixe só o brinde para a meia noite.

Aproveite sem receio, mas não se esqueça que no dia seguinte terá um pouco mais.

Comer ou não comer? Beber ou não beber? Tudo irá depender da disciplina de quem tem diabetes.

Boas festas!!!

Tire suas dúvidas com nossa Nutricionista, Dra Andrea Sanches clicando aqui!

Andrea J.S.Sanches
Nutricionista Diabetic Center- CRN 7367

Sugestões para sua Ceia de Natal

Flan de Palmito

Ingredientes
Para o Flan:
? 01 tablete de caldo de galinha light
? 01 envelope de gelatina em pó sem sabor (12g)
? 01 lata de palmito (400g)
? 01 pote de iogurte desnatado (200g)

Para o Molho:
? 01 colher (sopa) de azeite
? 01 cebola picada
? 02 talos de salsão picado
? 01 pimentão vermelho em cubinhos
? 01 pimentão verde em cubinhos
? 01 pimentão amarelo em cubinhos
? Orégano fresco

Modo de Preparo
Dissolva o caldo de galinha em 01 xícara de água quente. Dissolva a gelatina em 04 colheres (sopa) de água fria e leve ao fogo em banho-maria ate derreter.
Bata no liquidificador com o palmito, o iogurte e o caldo de galinha. Coloque em uma forma de pudim pequena molhada e leve a geladeira para firmar.
Para o molho, aqueça o azeite e junte a cebola, o salsão e os pimentões. Deixe refogar por 10 minutos, em fogo baixo ate amaciar.
Tempere com o sal, retire e adicione o orégano fresco. Deixe esfriar. Desinforme o flan em uma travessa e cubra a parte superior com o refogado.
Enfeite com as folhas verdes e sirva frio.

Rendimento: 10 porções

Orientação Nutricional (por porção)
Calorias : 50 kcal
Proteínas : 2g
Carboidratos : 7 g
Gorduras :1,5 g

Receita retirada da revista De bem com a Vida, Edição nº12

Peru com Damascos e Uvas

Ingredientes
? 01 peito de peru médio
? ½ xícara ( chá ) de vinho branco
? ½ xícara ( chá ) de suco de laranja
? Sal a gosto
? 01 cebola grande ralada
? 01 colher ( sopa ) de tomilho fresco picado
? 01 colher ( sopa ) de farinha de trigo
? 01 xícara de ( chá ) de uvas verdes sem casca e sem sementes
? 100g de damascos secos em tiras
? 01 colher ( sopa ) de salsa picada

Modo de Preparo
Coloque o peito de peru, sem a pele, em uma assadeira e cubra com o vinho branco, o suco de laranja, o sal, a cebola e o tomilho. Cubra com alumínio e leve ao forno médio por 1 hora e 20 minutos. Retire o papel verifique se está macio e retire do forno.
Deixe amornar e fatie. Coloque na assadeira o restante dos ingredientes e deixe ferver e engrossar, adicionando água se necessário.
Coloque as fatias de peru em uma travessa e regue com o molho na hora de servir.
Salpique a salsa e sirva.

Rendimento: 10 porções

Orientação Nutricional (por porção)
Calorias : 236 kcal
Proteínas : 29g
Carboidratos : 8 g
Gorduras :12 g

Receita retirada da revista De bem com a Vida, Edição nº12

Torta Natalina de Maçãs e Pêras

Ingredientes
Base:
? 02 colheres ( sopa ) de margarina light
? 02 colheres ( sopa ) de adoçante em pó que possa ir ao fogo
? ½ xícara ( chá ) de nozes moídas
? 01 ovo
? 02 colheres ( sopa ) de farinha de trigo
? 02 colheres (sopa ) de aveia em flocos

Recheio:
? 04 maçãs picadas
? 03 pêras picadas
? Suco de 01 limão
? 04 colheres ( sopa ) de adoçante em pó que possa ir ao fogo
? 02 colheres ( sopa ) de amido de milho

Cobertura:
? 02 colheres ( sopa ) de margarina light
? 04 colheres ( sopa ) de aveia em flocos
? 02 colheres ( sopa ) de farinha de trigo
? 02 colheres ( sopa ) de adoçante em pó granular
? 01 colher ( café ) de canela em pó

Modo de Preparo
Da massa: Bata a margarina com o adoçante na batedeira. Adicione as nozes, o ovo, a farinha de trigo e a aveia. Espalhe no fundo de uma forma de fundo removível media ( 26 cm de diâmetro ) e leve para assar em forno médio ( 180ºC ) enquanto prepara o recheio.
Do recheio: Misture os ingredientes e leve ao fogo ate amaciar e encorpar.
Da cobertura: Bata ligeiramente no processado a margarina, a aveia, a farinha de trigo, o adoçante e a canela.
Montagem: Coloque o recheio sobre a massa e cubra com a mistura de aveia. Volte ao forno médio por cerca de 15 minutos para acabar de assar. Sirva fria, acompanhada de sorvete de creme dietético, se quiser.

Rendimento: 16 porções

Orientação Nutricional (por porção)
Calorias : 140 kcal
Proteínas : 3 g
Carboidratos : 21 g
Gorduras :1,5 g

Receita retirada da revista De bem com a Vida, Edição nº12

Manjar dos Deuses

Ingredientes
Manjar:
? 04 xícaras ( chá ) de leite desnatado
? 02 colheres ( sopa ) de amido de milho
? 01 vidro de leite de coco light
? 04 colheres ( sopa ) de adoçante em pó que posa ir ao fogo
? 01 envelope de gelatina em pó sem sabor ( 12g )

Calda de maracujá
? 01 xícara ( chá ) de suco de maracujá
? 01 xícara ( chá ) de água
? 02 colheres ( chá ) de amido de milho
? 06 colheres ( sopa ) de adoçante em pó que posa ir ao fogo
? Sementes de maracujá para enfeitar

Modo de Preparo
Misture o leite, o amido de milho e o adoçante e leve ao fogo para engrossar ligeiramente.
Dissolva a gelatina em 04 colheres ( sopa ) de água fria e acrescente a mistura, mexendo bem ate que fique bem dissolvido. Adicione o leite de coco e mexa novamente.
Coloque em uma forma de pudim e leve a geladeira para gelar.
Para o molho, misture os ingredientes e leve ao fogo por cerca de 10 minutos em fogo baixo.
Desinforme o manjar e sirva com a calda. Enfeite com as sementes de maracujá.
Enfeite com as folhas verdes e sirva frio.

Rendimento: 10 porções

Orientação Nutricional (por porção)
Calorias : 93 kcal
Proteínas : 4 g
Carboidratos : 14 g
Gorduras : 3 g

Receita retirada da revista De bem com a Vida, Edição nº12

Salada Multicor

Ingredientes
? Alface roxa
? Alface verde
? Tomates cerejas
? Beterraba ralada
? Pimentão verde
? Pimentão vermelho
? Pimentão amarelo
? Azeitona chilena
? Brócolos
? ½ abacaxi ( casca para montar )
? Tempero a gosto

Modo de Preparo
Cortar os pimentões e a alface em tiras. Ralar a beterraba e cozinhar o brócolos.

Montagem:
Pegar 01 abacaxi e cortá-lo ao meio. Tirar todo o miolo. Colocar em volta a alface roxa, depois a alface verde e a seguir a beterraba. Enfeitar com os pimentões, os tomates cerejas, as azeitonas e os brócolos.
Temperar somente na hora de servir.

Rendimento: 02 porções

Receita retirada da Revista De Bem com a Vida , edição nº 8/ Dez 2001

Chester com Molho de Iogurte

Ingredientes
Para o Chester:
? 01 Chester temperado de aproximadamente 2,5 kg
? 02 laranjas ( só o suco )

Para o Molho:
? 02 cubos de caldo de galinha
? 01 copo de iogurte natural desnatado
? 01 cebola
? 01 colher ( sopa ) de salsinha picada
? Sal a gosto
? ½ litro de água
? 02 colheres ( sopa ) de farinha de trigo

Para a Guarnição:
? 08 batatas pequenas ( bolinha )
? 01 colher ( sopa ) de óleo vegetal

Modo de Preparo
Do Chester: Seguir o modo de preparo da embalagem e regar com o caldo de laranja.
Do molho: Em uma panela refogar a salsinha, a cebola e o caldo de galinha. Em seguida acrescentar a água, a farinha e o iogurte.
Das batatas: Cozinhar as batatas sem casca e, em seguida, levar ao forno para gratinar.
Montagem: Em uma bandeja redonda colocar o Chester já assado e regar com o molho de iogurte. Ao redor dispor as batatas gratinadas.

Rendimento: 20 porções

Receita retirada da Revista De Bem com a Vida , edição nº 8/ Dez 2001

Pavê de Uva

Ingredientes
? 01 pacote ½ de bolacha Cream Cracker triturada
? 300g de uva moscatel ( Itália ) cortadas ao meio
? ½ copo de refresco diet de limão ou uva
? 01 pacote de gelatina diet de limão
? 01 colher ( chá ) de margarina light

Modo de Preparo
Forrar com filme plástico uma forma de bolo inglês, deixando sobrar cerca de 10 cm de plástico para fora de cada lado da forma.
Aquecer levemente o refresco e misturar a margarina light. Colocar metade das bolachas triturada com metade do refresco e apertar bem. Colocar por cima uma camada de uvas e adicionar metade da gelatina ( ainda liquida ) de maneira que as uvas não saiam do lugar. Levar a geladeira ate endurecer. Repetir as camadas finalizando com a gelatina e as uvas, retornando a geladeira para endurecer.
Montagem: Remover o pavê da forma puxando-o pelas abas do plástico para colocá-lo na travessa. Decore com uvas e sirva gelado.

Rendimento: 10 porções

Receita retirada da Revista De Bem com a Vida , edição nº 8/ Dez 2001

Risoto à Milanesa

Ingredientes
? 01 xícara ( chá ) de arroz branco ou integral
? 02 colheres ( sopa ) de açafrão
? 02 tabletes de caldo de galinha
? 01 cebola ralada
? 02 ovos
? 03 colheres ( sopa ) de queijo ralado
? 03 colheres ( sopa ) de margarina ou nata
? 01 colher ( chá ) de noz-moscada ralada

Modo de Preparo
Refogue o arroz juntamente com o açafrão, a cebola, o caldo de galinha e a noz moscada. Coloque a água, mexa bem e deixe cozinhar em fogo brando.
Assim que estiver cozido, desligue o fogo e deixe descansar na própria panela. Antes de servir, verifique se o arroz está seco. Se estiver coloque mais ½ xícara de água, leve ao fogo e junte a margarina, os ovos batidos, o queijo e vá mexendo ate ficar bem misturado.
Abafe por 05 minutos, prove o sal e está pronto o risoto.

Receita retirada do livro : Dicas e Receitas para o Diabético; 2a edição,1997.

Sucos e Refrescos

Coquetel de Cenoura

Ingredientes
? 01 cenoura pequena
? Suco de 01 laranja-pêra
? ½ copo de iogurte natural desnatado
? 01 colher ( chá ) de suco de limão
? Adoçante a gosto

Modo de Preparo
Bata os ingredientes no liquidificador.
Sirva gelado
Essa bebida se serve com lanche da tarde

Receita retirada do livro : Dicas e Receitas para o Diabético; 2a edição,1997.

Morango Real

Ingredientes
? 01 prato de morangos
? 02 garrafas de guaraná dietético

Modo de Preparo
Bata os ingredientes no liquidificador ate ficar espumoso
Leve a geladeira e sirva bem gelado.

Receita retirada do livro : Dicas e Receitas para o Diabético; 2a edição,1997.

Refresco de maçã

Ingredientes
? 01 maçã verde inteira
? 01 limão galego com casca
? 01 garrafa de água mineral com gás
? Gelo picado a gosto

Modo de Preparo
Bata o limão, a maça e um pouco de água no liquidificador.
Coe e bata novamente, adicionando o restante da água e o gelo picado.
É muito saboroso sem adoçante, mas se desejar, adoce a gosto.

Receita retirada do livro : Dicas e Receitas para o Diabético; 2a edição,1997.

Soda Limonada

Ingredientes
? 01 litro de água mineral com gás
? 40 gotas de adoçante
? Suco de 04 limões ( coado )

Modo de Preparo
Misture tudo muito bem e coloque na geladeira em garrafas bem vedadas.
Se desejar, junte casca de limão verde.

Receita retirada do livro: Dicas e Receitas para o Diabético; 2a edição,1997.