Não descontrole seu diabetes nas festas de final de ano!

  • 026

Natal e ano novo chegando e já têm muita gente aproveitando as festas de confraternização e os tradicionais amigos secretos. Nesta data, vivenciamos um corre-corre diferente dos demais dias. As preocupações aumentam entre elas as compras dos presentes de natal, a escolha das roupas, o planejamento da ceia, e associando estas às demais preocupações comuns de nosso dia à dia, acabamos nos esquecendo das refeições, exageramos na quantidade dos alimentos ingeridos, deixamos de fazer os testes de controle da glicemia e com isso o controle diário do diabetes acaba ficando prejudicado.

Cuidado! Pequenos deslizes podem acarretar alguns transtornos. Por isso não deixe de seguir um controle adequado, mantendo sua rotina de vida com a auto monitorização, uma alimentação saudável, horários regulares para as refeições. O aumento da ingestão de líquidos como água, chás e limonada com adoçante, estes podem ser ingeridos à vontade, se faz necessário, porque com a correia do dia a dia transpiramos mais e precisamos repor esta perda no organismo.

Nesta época nos deparamos com alimentos muito calóricos como castanhas, nozes, avelã, entre outros. Parece que estes alimentos são prejudiciais aos diabéticos, mas pelo contrário, as castanhas, nozes e avelã, são frutas calóricas, mas saudáveis, pois elas contêm gordura de boa qualidade, ou seja, as gorduras monoinsaturadas. Esta gordura não é prejudicial, pelo contrário, ela auxilia no controle do colesterol. O ideal é não exagerar, pois o exagero contribuirá com o ganho de peso.

Quanto às frutas secas (uva passa, ameixa, damasco) estas também poderão fazer parte do cardápio, mas não ultrapasse a quantidade de 2 colheres de sopa, preste atenção para não consumi-lás no mesmo horário, uma vez que elas contém a frutose, açúcar da fruta que quando ingerida em excesso, contribuirá com o aumento da glicemia.

A elaboração de cardápios saudáveis deve ser considerada, com a inclusão de verduras, legumes e frutas. Se você preparar diversos tipos de carnes, será mais fácil ceder à tentação sem sequer perceber, escolhendo apenas uma opção. Escolha entre as carnes brancas o peru e /ou chester, ou no caso da suína, o lombo. Estes tipos possuem menos gordura e ficam melhores se assadas.

Na hora da sobremesa, inclua as frutas frescas como ameixa que possui apenas 27 calorias, o pêssego 36 calorias ou a uva rubi, 49 calorias. São frutas que remetem a esta época além de serem pouco calórica. Outras opções são alguns doces diet como o doce de leite diet, panetones diet e outros produtos disponíveis em nossas lojas, venha conferir.

O prazer de compartilhar com a família um ambiente festivo não deve ser abalado. Você que é diabético poderá comer de tudo, com exceção dos açúcares em livre demanda, no entanto, controle a quantidade para que não corra o risco de ter algumas surpresas no final da noite.

Dúvidas freqüentes, que não ocorrem somente nesta época do ano, é quanto aos drinks. Será que eu posso ou não aceitar? Você até pode aceitar um drink, mas beba somente durante ou após a refeição, pois se você ingerir com o estômago vazio, poderá ter uma hipoglicemia (queda de açúcar no sangue). É importante saber que a ADA (Associação Americana de Diabetes) recomenda no máximo dois drinks por dia para homens e um drink para as mulheres, sendo que esta recomendação é válida também para quem não tem diabetes. A razão disso é que o álcool é absorvido rapidamente pelo estômago e quando os níveis de glicose começam a cair, o fígado (órgão envolvido no metabolismo dos alimentos, entre eles o carboidrato) começa a transformar os carboidratos armazenados em glicose, evitando assim a hipoglicemia. O álcool impede esta conversão do carboidrato em glicose, o que acaba resultando em hipoglicemia. O fato do álcool ser uma toxina, o corpo reage a ele como um veneno. Assim o fígado quer se livrar da bebida alcoólica rapidamente e esquece-se de liberar a glicose que está lá armazenada. Com isso se você não estiver bem monitorado você pode estragar seu programa.

Algumas dicas podem ser válidas :
• Nunca beba de estômago vazio.
• Se você beber, analise sua glicemia antes de dormir e coma alguma coisa para evitar a hipoglicemia noturna.
• Escolha bebidas de baixo valor calórico e pouco açúcar, como cervejas sem álcool e vinhos secos.
• Evite bebidas doces (caipirinha, batida, licores), pois estas podem aumentar sua glicemia.
• Se beber cerveja, não exagere na comida, pois esta bebida tende a aumentar mais as taxas de açúcar do que o vinho e as bebidas destiladas.
• Se você ultrapassar três drinks por dia você poderá ter complicações.
• Se você tem hipertensão arterial ou neuropatia diabética, o álcool deve ser evitado, pois ele contribui para o aumento da pressão arterial e acaba sendo tóxico para os nervos, aumentando a dor e a queimação.
• Se você usar hipoglicemiante oral, consulte seu médico, pois algumas pessoas que fazem uso destes medicamentos podem ter uma reação severa se ingerirem bebidas alcoólicas.
• Aviso importante: o Glucagon não ajuda na hipoglicemia causada pelo álcool. Ele trata apenas aquelas causada pelo excesso de insulina.

Na hora da ceia lembre-se que quanto mais tarde nos alimentamos, mais difícil será a digestão. Então faça a ceia mais cedo e deixe só o brinde para a meia noite.

Aproveite sem receio, mas não se esqueça que no dia seguinte terá um pouco mais.

Comer ou não comer? Beber ou não beber? Tudo irá depender da disciplina de quem tem diabetes.

Boas festas!!!

Tire suas dúvidas com nossa Nutricionista, Dra Andrea Sanches clicando aqui!

Andrea J.S.Sanches
Nutricionista Diabetic Center- CRN 7367

1 Response

  1. Danny de Souza disse:

    Estou fazendo de tudo para controlar meu diabetes mais está difícil, o leite de soja a farinha de arroz é prejudicial?