Música e ar livre melhoram o desempenho durante o exercício

Crédito de foto: FreeImages

Crédito de foto: FreeImages

Você já observou que seu desempenho ao correr melhora se você estiver em uma praia, montanha ou outro local com belas paisagens? Já percebeu também que a música torna seu exercício mais prazeroso e menos cansativo? Segundo o cardiologista Luiz Riani, médico do esporte do Alta Excelência Diagnóstica, isso ocorre porque em um ambiente favorável, o esforço durante a corrida ou qualquer outra prática aeróbica têm suas sensações de esforço suprimidas.

– Trata-se de uma espécie de distração ou dopping permitido, que faz com que o praticante deixe de prestar atenção no fato do seu coração estar batendo mais rápido, ou na sua respiração mais ofegante.

Leia também: Atleta com diabetes é promessa da natação brasileira

Segundo ele, praticar exercícios nessas situações faz com que o indivíduo não sinta a chamada “fadiga subjetiva”, e tenha sua performance elevada.

– Sendo assim, é possível realizar um esforço cardiovascular ainda mais intenso.

Vale a leitura: Conheça a história do ultramaratonista com diabetes há 21 anos

Isso não significa que fazer atividade físicas em ambientes fechados, como nas academias, não traga bons resultados. Em um indivíduo saudável e sem restrições, qualquer atividade física inserida no dia a dia pode trazer benefícios à saúde. Entretanto, essas dicas podem ser usadas por aqueles que não gostam do clima de academia, ou querem melhores resultados no desempenho.

Novidade no exame ergométrico

Se você já fez teste ergométrico, deve lembrar da sensação de cansaço durante o exame – principalmente no final. Pensando em melhorar a experiência dos pacientes, o Alta Excelência Diagnóstica desenvolveu um espaço de cardiologia na unidade da Vila Olímpia todo voltado ao conforto e melhoria dos resultados dos seus pacientes.

A sala de cardiologia do laboratório disponibiliza um software – integrado à esteira do teste ergométrico – que trabalha com realidade virtual. Nela, o paciente pode selecionar o ambiente onde deseja correr: praia, Alpes Suíços, campos florais da França e Região dos Lagos na Espanha.

– Essa tecnologia permite que o paciente tenha a sensação de imersão no local onde se passam as imagens para a corrida, já que elas são tridimensionais e a pista se movimenta de acordo com o percurso e com a velocidade da esteira. O ambiente é interativo e desafiador.