Lilly apresenta tratamento semanal para diabetes tipo 2

trulicity

A indústria farmacêutica Lilly traz para o Brasil o primeiro medicamento injetável de uso semanal indicado para tratamento do diabetes tipo 2 chamado Trulicity (dulaglutida). A nova terapia foi especialmente desenvolvida para simplificar o tratamento da doença crônica que acomete 415 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com dados da IDF (International Diabetes Federation). Somente no Brasil, são 14,3 milhões de diabéticos – a maioria com o tipo 2 –, número que coloca o país na quarta posição da lista das nações com maior prevalência da doença, atrás de China, Índia e Estados Unidos.

A dulaglutida é uma molécula inovadora, agonista do receptor de GLP-1, hormônio produzido naturalmente pelo organismo, responsável por estimular a secreção da insulina e inibir a liberação do glucagon. A insulina é o hormônio sintetizado e excretado pelo pâncreas logo após as refeições. Sua função é retirar o excesso de glicose (açúcar) do sangue e enviá-la para as células, onde são armazenadas na forma de glicogênio. Já o glucagon funciona de maneira oposta à da insulina: age no fígado, quebrando o glicogênio em glicose. Entra em ação quando o indivíduo fica longos períodos sem se alimentar e é responsável por elevar os níveis de glicose no sangue, gerando energia para o funcionamento do corpo.

Nos estudos clínicos, a dulaglutida demonstrou uma redução significativa da hemoglobina glicada (HbA1c) – exame que mede o nível médio de glicose no sangue durante dois ou três meses, explica a gerente médica do Lilly no Brasil, Janaina de Lana.

– Trulicity oferece controle eficaz da hiperglicemia (nível elevado de açúcar no sangue) ao reduzir a quantidade de glicose em jejum, antes e depois das refeições. O medicamento estimula o organismo a liberar insulina na presença de altos níveis de glicose, diminuir a concentração de glucagon e atrasar o esvaziamento do estômago.

O medicamento foi desenvolvido para ter ação prolongada, o que permite a aplicação apenas uma vez por semana, reduzindo a quantidade de injeções de 365 para apenas 52 ao ano. A melhora no controle da glicose começa após a administração da primeira dose e é mantida por uma semana, até a próxima aplicação.

Outra inovação do produto é a caneta aplicadora inteligente, que vem pronta para uso. Basta acioná-la com um clique para que o medicamento seja administrado por meio de uma agulha de pequeno calibre, que não fica visível, e conferir no dispositivo a confirmação da aplicação da dose, comenta o endocrinologista Freddy Eliaschewitz, presidente da Comissão de Pesquisa da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

– No caso de doenças crônicas como o diabetes, a adesão ao tratamento representa um dos principais obstáculos para a obtenção de um bom controle. Cerca de 43% [2]dos pacientes abandonam o tratamento nos primeiros 2 anos, assim, facilitar a adesão ao tratamento procurando oferecer medicamentos de posologia simples e adaptáveis à rotina do paciente é fundamental.

Em todos os estudos, Trulicity produziu melhorias clinicamente significativas no controle glicêmico. Também apresentou redução de peso, fator importante, considerando que a maioria das pessoas que desenvolve o diabetes tipo 2 apresenta sobrepeso ou obesidade. Além disso, diminuiu os episódios de hipoglicemia, consequência comum de muitas terapias indicadas para o tratamento da doença.

Trulicity é indicado em monoterapia como um adjuvante à dieta e ao exercício para melhorar o controle da glicemia em adultos com diabetes tipo 2 quando a metformina está contraindicada ou é considerada inadequada por intolerância. O medicamento também é indicado em terapia de associação quando não há controle efetivo da glicemia. Pode ser combinado com os seguintes redutores de glicose: metformina, metformina associada a sulfonilureia ou tiazolidinediona, e também à insulina prandial (na hora das refeições). Em ambos os casos, o paciente deve manter uma dieta adequada e praticar exercícios físicos.

 

2 Responses

  1. Sou Diabético. ..e queria saber se já está disponível no Amazonas o TRULICITY??

    • Marcos, o Diabetic Center já tem o produto disponível para compra e entrega no Brasil inteiro. Consulte nosso site e veja o valor do frete para a sua região. Obrigado, Diabetic Center