Histórias de pessoas com diabetes inspiram mudanças

No Novembro Azul, mês que é lembrado o Dia Mundial do Diabetes (14), a indústria farmacêutica Abbott em parceria com o Museu da Pessoa, entidade voltada à preservação da memória social, apresentam o projeto Histórias que inspiram mudanças. O material reúne 10 histórias de pessoas com diferentes idades, perfis e estilos de vida que contam a sua relação com o diabetes, como receberam o diagnóstico, o que mudou em suas vidas e na de suas famílias e a importância do tratamento e da boa gestão da doença, explica Sandro Rodrigues, country manager da Divisão de Cuidados para Diabetes da Abbott.

– Ao trazer para perto o dia a dia de quem convive com o diabetes, o projeto busca sensibilizar a população sobre esta condição crônica cuja incidência aumenta no país e no mundo. As histórias reforçam a importância e o poder da saúde. Para as pessoas que vivem com diabetes, o diagnóstico rápido e o controle da glicose são fundamentais para viver uma vida mais ativa e saudável.

A troca de experiências e o conhecimento sobre o diabetes são fundamentais para promover a melhor gestão da doença e para desmistificá-la, acredita Rodrigues.

– Com esta coleção pretendemos mostrar que a informação sobre a doença faz com que o paciente participe mais do controle glicêmico, ajuste seus hábitos alimentares e atividades físicas e tenha uma vida mais saudável.

Segundo a historiadora e fundadora do Museu da Pessoa, Karen Worcman, “experiências como estas geram reflexões profundas sobre a vida e tornam-se uma fonte valiosa de sabedoria, que merece ser compartilhada”.

– Nosso propósito foi entrevistar pessoas com diabetes e eternizar seus aprendizados, compartilhando-os e disseminando-os por meio de nosso portal e redes sociais.

Os participantes do projeto tiveram a oportunidade de experimentar o sistema FreeStyle Libre, uma nova tecnologia revolucionária de monitoramento de glicose para as pessoas com diabetes, lançada em junho de 2016 no Brasil.

O projeto também convida e incentiva as pessoas a compartilharem suas próprias experiências na gestão do diabetes usando as hashtags #FreeStyleLibre e #HistoriasQueInspiram.

– Queremos motivar a troca de experiências, que é tão saudável tanto para a prevenção quanto para o controle da doença.

Para assistir a coleção, basta acessar o canal Abbott Brasil no Youtube ou clicar aqui.