Glucerna: conheça seus reais benefícios

Glucerna

 

Muitos clientes nos perguntam sobre como utilizar o produto Glucerna SR no tratamento do diabetes. Por conta das inúmeras dúvidas que chegaram até nós, resolvemos consultar a nutricionista Patrícia Ruffo, gerente científico do negócio Nutricional da Abbott no Brasil, para explicar tintim por tintim deste suplemento nutricional desenvolvido especialmente para as pessoas com diabetes. Selecionamos as principais perguntas dos clientes e leitores para a especialista responder. Veja abaixo.

 

1 – Quais são os benefícios de utilizar o Glucerna?

Patrícia Rufffo – O Glucerna SR (em pó ou pronto para beber) é um suplemento nutricional composto por carboidratos de lenta absorção, que ajudam no controle da glicemia e evitam os picos glicêmicos. Além disso, ele contém fibras solúveis, que promovem a saciedade por mais tempo e melhoram o funcionamento do intestino, e gorduras monoinsaturadas, que auxiliam no controle do colesterol e, consequentemente, contribuem para a boa saúde cardiovascular. Sem falar que o produto também fornece alguns minerais, é rico em proteínas e teor calórico adequado.

 

2 – O Glucerna pode ser usado por pessoas que visam o emagrecimento?

Patrícia Rufffo – O Glucerna não foi desenvolvido com o objetivo de promover o emagrecimento, embora uma de suas funções seja aumentar a saciedade. No entanto, destaco que ele não deve ser usado como substituto das principais refeições, como almoço e jantar. As pessoas com diabetes que precisam ou querem emagrecer devem buscar ajuda de um profissional para reformular o cardápio alimentar de acordo com as necessidades individuais.

 

3 – Em qual momento do dia é mais recomendado consumir o Glucerna?

Patrícia Rufffo – O ideal é sempre buscar a orientação de um nutricionista, mas há vários momentos do dia que o Glucerna pode ser consumido, como café da manhã, lanche da tarde, cerca de 1h ou 2h antes ou após a refeição para ajudar no controle da glicemia, depois do exercício físico ou até mesmo na ceia para evitar a hipoglicemia noturna. O uso do produto pode trazer benefícios tanto para quem segue uma dieta com restrição calórica como também para aquelas pessoas que mantém uma dieta balanceada. A recomendação de consumo é de 2 frascos de Glucerna por dia, pois acima disso pode causar gases.

 

4 – A partir de qual idade a pessoa com diabetes pode usar o Glucerna?

Patrícia Rufffo – A nossa indicação é a partir de 4 anos com a prescrição do médico ou do nutricionista. As únicas contraindicações do produto são para o paciente renal não dialítico e pessoas com alergia à proteína do leite de vaca.

 

5 – O Glucerna traz benefícios no pós-treino por ser um alimento rico em proteínas?

Patrícia Rufffo – O paciente com diabetes pode usar o produto após a prática de atividade física para repor a energia gasta no treino e auxiliar no controle da glicemia, mas não com a finalidade de aumentar a massa magra. Por isso, a importância de sempre consultar a nutricionista ou o médico.

 

6 – Qual é a diferença da versão em pó e pronto para beber?

Patrícia Rufffo – As duas composições são idênticas, é apenas uma questão de praticidade. Atualmente, Glucerna está disponível nos sabores baunilha e chocolate. No Brasil, já tivemos o sabor limão, mas foi descontinuado e não pretendemos lançar novos sabores. Uma dica para quem gosta de novas experiências de sabor é adicionar pequenas quantidades de frutas, de preferência as menos calóricas, como limão, abacaxi, maracujá, ou mesmo café ao sabor de baunilha.

 

7 – Quais apresentações de Glucerna estão disponíveis no Brasil?

Patrícia Rufffo – Glucerna SR pode ser encontrado pronto para beber em garrafinhas de 200 ml ou na versão em pó em latas de 400 g e 850 g, esta última lançada recentemente. A oferta de calorias será a mesma em qualquer versão do produto: cerca de 200 calorias para um copo/garrafinha.

Texto escrito pela jornalista Fabiana Grillo

 

4 Responses

  1. Edivaldo disse:

    O que faz parte da composiçao da glucerna que ajuda no controle da glicemia.

  2. Ola! Obrigado por compartilhar! Excelente artigo.

  1. 25 de abril de 2017

    […] Glucerna: conheça seus reais benefícios […]