Fadiga Muscular

058

O que é fadiga muscular e como preveni-la?

Acredito que essas perguntas passam sempre pela cabeça daqueles que praticam regularmente atividades físicas, pois com certeza, todos já sentiram os seus sintomas.

Exercícios na medida certa, tudo bem, mas quando não respeitamos nossos limites, o efeito da atividade física, será o inverso do esperado: cansaço e dores musculares.

Durante a atividade física, gastamos energia, proteínas, vitaminas… entre outras substâncias. Logo após, nosso organismo de encarrega de recuperar o que perdeu… se estamos bem condicionados, essa renovação é bem rápida e tranqüila.

Mas, se exageramos na dose da atividade, nosso corpo vai demorar um pouco mais para recuperar o que perdeu… então, naqueles casos em que não há o “descanso necessário” entre os exercícios e repetimos a dose, nosso organismo vai responder com dores musculares, irritabilidade, apatia e muitas vezes problemas alimentares e até distúrbios do sono.

A fadiga ou estresse muscular deve ser evitada, lembrando que é o aviso mais eminente de que o organismo não está conseguindo se recuperar das atividades.

Se esses sintomas estiverem ocorrendo, não pense duas vezes, consulte o médico e confira se o melhor é reduzir as horas de exercício ou cessar a modalidade por algum período.

Aprenda a interpretar a linguagem do seu corpo e respeite seus limites.

Tire suas dúvidas com nossa Educadora Física, Cecília Cardim clicando aqui!

CECÍLIA CARDIM
(Educadora Física)