Exercícios de Alongamento!

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Para manter uma boa postura e os músculos flexíveis, é importante fazer diariamente uma série de exercícios de alongamento.

Os exercícios de alongamento devem e podem ser feitos por todas as pessoas, em qualquer idade, a qualquer hora, e não requerem equipamento especial, nem treinamento prévio. É importante fazer os alongamentos de manhã, antes e depois da prática esportiva, durante uma atividade física estressante ou quando sentir seus músculos com mais tensão.

Os exercícios de alongamento são especialmente importantes para pessoas que precisam manter uma determinada postura por um tempo prolongado, executando tarefas repetitivas. É o caso de pessoas que trabalham em terminais de computador ou executando tarefas que requerem precisão, tais como: dentistas, desenhistas, cirurgiões, operários de montagem, etc.

Para pessoas que praticam algum tipo de esporte, fazer exercícios de alongamento antes e depois da prática esportiva prepara os músculos para a atividade muscular, ajudando na prevenção de lesões como estiramentos musculares, entorses, dores nas costas e articulações.

Certo

* Respirar suavemente.
* Alongar os músculos de forma lenta e calma.
* Procurar manter uma boa postura.
* Manter cada alongamento por 10 a 15 segundos.

Errado

* Fazer os exercícios apressadamente.
* Alongar os músculos de forma abrupta ou dando solavancos.
* Alongar até sentir dor.
* Prender a respiração enquanto alonga.

Benefícios

* Reduz as tensões musculares e induz o corpo ao relaxamento.
* Previne lesões (distensões musculares, entorses).
* Melhora a postura e o esquema corporal.
* Ativa a circulação.
* Reduz a ansiedade, estresse e a fadiga.
* Melhora a atenção.
* Previne dores.

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Cecilia Cardim (Educadora Física)

Fonte de Pesquisa: www.dornascostas.com.br

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