Dois litros de água por dia são ganho de saúde

017

A água, ao lado do oxigênio, é o elemento mais necessário à vida. Para nosso organismo, ela é fundamental. A quantidade desse líquido no corpo varia de acordo com a gordura corporal, mas, em média, ela representa entre 60% e 70% do peso das pessoas. Para ter ideia da importância desse líquido, é bom saber que é possível viver sem comida durante semanas, mas sem água a vida pode durar apenas alguns dias. Isso porque ela desempenha diversas funções, atuando como agente solvente, resfriador, lubrificante e transportador, entre outras.

A nutricionista clínica Maura Corá Gomes enfatiza o papel de promotor de limpeza que a água desempenha, lembrando a importância dessa função principalmente para pessoas que estão em tratamento de saúde, que se beneficiam da atuação da água como auxiliar na eliminação de toxinas.

A nutricionista destaca que em média se deve ingerir até 2 litros de água por dia, quantidade que pode variar em função das atividades desempenhadas e do clima. Na contabilidade total do volume de líquido ingerido, é preciso considerar que os alimentos também contêm água. Mas é necessário estar atento porque grandes perdas de líquido pelo suor, em função de exercícios, devem ser repostas imediatamente para prevenir desidratação, queda da pressão sanguínea e diminuição da irrigação no cérebro.

Segundo Maura, a sede nem sempre é um bom indicador da necessidade de hidratação do organismo. A falta de hábito ou a idade são fatores que diminuem a ocorrência da sensação de sede que, na verdade, aparece quando já existe um processo de baixa hidratação. O recomendável é beber água em determinados intervalos, independentemente da sensação de sede e para criar o hábito. Sede em excesso também pode ser sinal de alguma desordem. No caso de quem tem diabetes, pode indicar glicemia muito elevada.

A especialista enumera as funções mais importantes da água:

• Transporta glicose, oxigênio e gorduras pelo sangue e eliminar produtos finais do metabolismo;

• Promove a excreção de outras substâncias através dos rins;

• Facilita o transporte de vitaminas hidrossolúveis;

• Previne câimbras e lesões nos tendões durante a atividade física;

• Elimina, pela urina, produtos de excreção do metabolismo – quanto mais escura a urina, mais concentrados estão os metabólitos;

• Dissipa o calor pelo suor – durante o exercício a água absorve calor dos músculos, dissipa-o através do suor e regula a temperatura corporal;

• Ajuda a digerir os alimentos pela saliva, possibilita as reações enzimáticas envolvidas na digestão, absorção, transporte e metabolismo.

• Lubrifica as articulações e protege órgãos e tecidos;

• Contribui na manutenção do volume de sangue do organismo, favorecendo a estabilidade da pressão sanguínea.

Fonte: http://www.starbem.com.br/NutricaoExercicios/DicasAlimentacao/dois_litros_de_agua_por_dia_sao_ganho_de_saude