Diabetes tipo 1 ajudou José Loreto a adotar bons hábitos

José_Loreto

Você sabia que o ator José Loreto, que interpreta Adônis na novela Haja Coração, da Rede Globo, tem diabetes tipo 1 desde os 14 anos? Hoje, com 32 anos, Loreto costuma dizer em suas entrevistas que sua vida mudou para melhor depois de diagnosticar a doença. Ele pratica exercícios físicos regularmente, não descuida da alimentação, aplica insulina várias vezes ao dia e fica sempre atento ao controle da glicemia.

Em recente entrevista para o site Ego, o ator disse que “desde adolescente tive que parar de tomar refrigerante e comer doce. Minha alimentação é saudável desde então. De certa forma a doença me ajudou a ter bons hábitos.”

Entenda o diabetes tipo 1

A Medicina ainda não explica o motivo, mas em algumas pessoas, o sistema imunológico ataca equivocadamente as células beta (produtoras de insulina). Assim, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o corpo. A consequência da falta de insulina é que a glicose fica no sangue, em vez de ser usada como energia. Esse é o processo que caracteriza o diabetes tipo 1, que acomete entre 5% e 10% do total de pessoas com a doença.

O diabetes tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas também pode ser diagnosticado em adultos.