DIABETES RELACIONADO A AUMENTO DO RISCO DE GLAUCOMA EM MULHERES

026

NOVA IORQUE (Reuters Health) – Mulheres com diabetes tipo 2 aparentemente correm um risco aumentado de desenvolver glaucoma, uma condição caracterizada por aumento da pressão interna do olho que se não tratada pode levar a cegueira.

O achado vem de uma análise de dados de mais de 76.000 participantes do “Nurses Health Study” (“Estudo de Saúde de Enfermeiras”)
“O estudo apóia a noção de que diabetes tipo 2 é associado com um aumento do risco de glaucoma”, disse o autor líder Dr. Louis R. Pasquale, da Escola de Medicina de Harvard em Boston.

“Enquanto obesidade alimenta a epidemia de diabetes tipo 2, aparentemente fatores não relacionados a obesidade contribuem para uma associação positiva entre diabetes tipo 2 e glaucoma”, adicionou Pasquale. “Nós estamos surpresos em encontrar isso”.

As mulheres no estudo tinham pelo menos 40 anos de idade e não apresentavam glaucoma quando o estudo começou, em 1980. As participantes foram seguidas até 2000, de acordo com artigo, publicado no Jornal de Oftalmologia.

Durante o período do estudo, 429 mulheres foram diagnosticadas com glaucoma.
Após ajustar por peso, atividade física, idade, e outros possíveis fatores de risco, os pesquisadores encontraram que ter diabetes tipo 2 estava associado com um risco de 82% a mais de desenvolver glaucoma.

O risco era, na verdade, maior em mulheres que tinham diabetes há 5 anos ou menos do que naquelas com a doença de longa data.
“Nosso estudo sugeri, mas de forma alguma prova, que fatores outros que comportamentos relacionados ao estilo de vida que contribuem para a resistência a insulina podem levar a um aumento da pressão intra-ocular e ao glaucoma”, concluiu Pasquale.
http://today.reuters.co.uk/news/newsArticle.aspx?type=healthNews&storyID=2006-07-14T162626Z_01_COL459125_RTRIDST_0_HEALTH-DIABETES-GLAUCOMA-DC.XML&archived=False