Dia Mundial do Diabetes: teste seus conhecimentos sobre a doença

blue-balloons-1193172-640x480

Nesta quarta-feira (14), é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, data que chama a atenção para a doença que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), atinge mais de 16 milhões de brasileiros. O país é a quarta nação com o maior número de casos de diabetes, atrás apenas da China, Índia e Estados Unidos.

Por conta desse cenário, a endocrinologista Andressa Heimbecher, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP), alerta sobre a importância do diagnóstico precoce.

– Quanto mais brevemente se controla o diabetes, melhor será a evolução do paciente, com menores complicações crônicas. É importante não deixar de rastrear o diabetes e o pré-diabetes naqueles pacientes com fatores de risco. E uma vez feito o diagnóstico, não se pode retardar o tratamento.

Veja abaixo sete mitos e verdades sobre o diabetes.

1. Comer doce leva ao diabetes.

Mito – Para ter diabetes é preciso ter pré-disposição genética à doença e outras associações, como obesidade, sedentarismo e histórico familiar. Portanto, consumir açúcar exclusivamente, não leva à doença. Mas para quem tem diabetes, certamente há necessidade de moderar esse consumo.

Câncer de próstata: 10 informações que todo homem tem que saber

2. É difícil saber os sinais do diabetes. 

Verdade – Os sintomas do diabetes não são claros e variam de uma pessoa para outra. É importante fazer exames de rotina para saber os fatores de risco e obter o diagnóstico preciso. Entre os sintomas mais comuns podemos citar sede, emagrecimento rápido, fome, vontade frequente de urinar, visão turva, etc.

3. É possível curar o diabetes. 

Mito – Existem vários estudos sérios para achar a cura, mas nada ainda que possa ser afirmado. Portanto, cuidado com falsas promessas disseminadas na internet.

4. Diabéticos podem ter mais gripes e resfriados. 

Mito – Não há relação. O que os médicos indicam é que portadores de diabetes tomem a vacina, pois gripes e resfriados costumam dificultar o controle da doença, levando a complicações.

5. Só obesos têm diabetes tipo 2. 

Mito– Embora o sobrepeso seja um fator, não é causa única. A doença também está associada ao histórico da família e à idade. Muitas pessoas consideradas magras também são diabéticas.

6. Diabéticos não podem comer pães, batata e massas. 

Mito – Não há restrições, o que se deve fazer é controlar a porção. Isso porque a alimentação saudável é a chave da boa saúde. Os diabéticos que precisam controlar a quantidade de carboidrato ingerida devem ficar atentos aos níveis de glicose, para saber a porção certa desses alimentos a ser ingerida.

Confira nossas receitas diet

7. Frutas podem ser consumidas à vontade pelos diabéticos.

Mito – Depende, pois, embora sejam muito saudáveis, elas contém carboidratos e, por isso, devem obedecer ao planejamento alimentar e à contagem dos carboidratos.