Dez deliciosas dicas de lanches magros

024

Dez deliciosas dicas de lanches magros

Entrevista com a nutricionista Paula Cristina Augusto da Costa, da Unifesp

Você sabe que deve fazer um lanchinho entre as refeições principais, mas às vezes vem com aquela desculpa de que está na rua e não tem tempo. Para facilitar sua vida, a nutricionista Paula Cristina Augusto da Costa, do Centro de Diabetes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), preparou algumas dicas de lanches saudáveis que têm menos de 100 calorias e vão ajudar no controle de sua glicemia. Ah, sim! E também são fáceis de fazer e de levar para o trabalho ou para a escola.

1.Bolacha água e sal integral com queijo branco – as fibras da bolacha dão saciedade e o queijo proporciona proteína e cálcio. Para ficar nas 100 calorias, corte uma fatia fina de queijo e espalhe nas bolachas.
Quantidade: 3 unidades

Calorias:100Kcal

Carboidratos:10g

2.Amêndoas – ricas em vitamina E, fibras e proteínas, o que ajuda a afastar a fome, fáceis de carregar.
Quantidade: 14

Calorias: 90Kcal

Carboidratos: 2g

3.Maçã – rica em vitaminas B, C, E, potássio e fibras, pode ser comida de várias formas e é fácil de carregar. Se quiser variar, asse a maçã no forno ou em microondas e jogue canela sobre ela. Fica mais saborosa e doce.
Quantidade – 1 pequena

Calorias:52Kcal

Carboidratos:12g

4.Smoothie – é uma forma de ingerir cálcio e antioxidantes. Misture 1/3 de xícara de iogurte desnatado com 2/3 de xícara de fruta congelada, como morangos ou amoras, e gelo. É refrescante e por ser bem gelado obriga a beber devagar. Os lanches que demoram para terminar dão mais sensação de saciedade.
Quantidade: 1 copo

Calorias: 40Kcal

Carboidratos: 7g

5.Cubos de manga congelados – são geladinhos e satisfazem a vontade de comer doce. É uma boa forma de consumir betacaroteno – antioxidante que retarda o envelhecimento – e fibras. Além de tudo, a manga é rica em vitamina C.
Quantidade: ¾ xícara

Calorias: 50Kcal

Carboidratos:11g

6.Cenouras baby com homus – Cenouras são boa fonte de vitamina A e betacaroteno e o homus, pasta feita com grão-de-bico típica da culinária árabe, é rico em proteínas, ferro, zinco, potássio, cálcio, magnésio e fibras.
Quantidade: 8 cenouras e duas colheres de sopa de homus

Calorias: 36Kcal

Carboidratos: 8g

7.Iogurte com sementes de girassol – Coloque uma colher de chá de sementes de girassol em meio copo de iogurte desnatado. As sementes dão consistência e têm apenas 19 calorias. São fonte de fibras, magnésio, fósforo e selênio. O iogurte é rico em proteínas e o lanche todo tem menos de meio grama de gordura. Use sementes sem sal, especialmente se você está controlando a pressão arterial.
Quantidade: ½ copo de iogurte e uma colher de chá de sementes de girassol

Calorias: 53Kcal

Carboidratos: 5g

8.Batata assada com azeite – Asse uma batata. Para facilitar, você pode utilizar o microondas. A batata é rica em vitamina C. Não tire a casca, porque é rica em nutrientes. Passe um molho com sal e azeite – que é fonte de gordura monoinsaturada, boa para o coração.
Quantidade: meia batata, uma colher de sobremesa (sopa) de azeite

Calorias: 100Kcal

Carboidratos: 13g

9.Pistaches – Ricos em proteínas, fibra, vitaminas e minerais. Além disso, são deliciosos. Prefira a versão sem sal.
Quantidade: 20 unidades

Calorias: 86Kcal

Carboidratos: 4g

10.Uvas – A uva tem bastante água, o que hidrata e aumenta a sensação de saciedade. São ricas em minerais e vitaminas B e C e contêm fibras.
Quantidade: 1 xícara

Calorias: 70Kcal

Carboidratos: 17g
Fonte: http://www.diabetesnoscuidamos.com.br/gente_nutricao.aspx?id=1008