Crianças devem praticar 40 minutos de atividade física por dia

Foto: FreeImages

Foto: FreeImages

Quanto tempo de atividade física seu filho pratica por semana? De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a recomendação de tempo de atividades físicas praticadas na infância deve ser em torno de 300 minutos por semana, o que significa pouco mais de 40 minutos todos os dias.

O sedentarismo constitui uma ameaça à atual geração de crianças e adolescentes de todo o mundo, que estão cada vez mais fisicamente inativos, e a realidade no Brasil não é diferente. O estudo The Infant and Kids Study (IKS), realizado pela Nestlé recentemente com 1.000 crianças na Grande São Paulo, revelou que 75% dos pequenos entre 10 e 12 anos passam 4 horas ou mais por dia assistindo à televisão. Também foi visto que 45% das crianças da faixa etária de 10 a 12 anos são sedentárias.

Dentre os prováveis prejuízos na saúde de crianças e adolescentes sedentários quando chegarem à vida adulta estão aspectos físicos, como obesidade, colesterol alto, diabetes e hipertensão arterial, além de aspectos emocionais.

Café da manhã nutritivo para começar bem o dia

Para que crianças e adolescentes tenham a energia necessária para o crescimento e desenvolvimento, não basta tomar café da manhã. É preciso que a refeição contenha opções variadas de alimentos, a fim de contar com uma diversidade de nutrientes essenciais, assim como fibras.

Ainda que as frutas sejam pouco ingeridas nesta refeição, é essencial comer em maior regularidade e quantidade, porque elas podem ajudar muito no aporte de fibras na dieta, componente essencial para o funcionamento do intestino.

Ainda segundo a pesquisa, embora 65% das crianças, de 9 a 12 anos, bebam leite, o consumo ainda está muito abaixo do recomendado, correspondendo apenas a um copo por dia, sendo que a indicação é de 3 copos diariamente.