Crianças com Diabetes tipo 2…

028

Inspirada pela matéria do Dr. Walter Minicucci resolvi também escrever sobre este assunto Diabetes tipo 2 na infância!

As pessoas geralmente colocam definições em sua cabeça, para facilitar o entendimento de determinado assunto, sobre o diabetes a mais comum é:

Diabetes tipo 1 (DM1) ocorre na CRIANÇA e Diabetes
tipo 2 (DM2) ocorre em ADULTOS A PARTIR DOS 40 ANOS.

Correto? Se sim, a resposta para a pergunta do título é não! Não é possível uma criança com DM2!

Mas infelizmente isso era o que se acreditava antigamente! E por isto mesmo o nome conhecido do DM1 era Diabetes Juvenil e o DM2 era Diabetes do Adulto. Esta nomenclatura mudou, porque os conhecimentos do diabetes foram se aprimorando e o ambientes que vivemos também!

A vida moderna é muito prática – televisão, elevador, controle remoto, carro, fast food! Mas nos deixou um preço bem alto a se pagar: SEDENTARISMO! E com o sedentarismo veio a obesidade e dela pode vir o DM 2 em crianças cada vez mais jovens!

Se lembrarmos da relação que o DM2 tem com obesidade e sedentarismo já se pode tirar uma conclusão: O DIABETES PODE ESTAR EM QUALQUER PESSOA QUE APRESENTE ESTAS CARACTERÍSITCAS, INCLUINDO CRIANÇAS.

Esses presentes da vida moderna nos trouxe consequências. Não é raro ouvirmos lamentações de pessoas mais velhas que ANTIGAMENTE brincava-se na rua, corria, jogava bola, enfim, exercitavam-se! E atualmente é só vídeo game, computador e televisão o que as crianças fazem como lazer! É a insegurança de deixar seus filhos livres nas ruas, afinal com o transito caótico das grandes cidades e o risco de assaltos e seqüestros ninguém vai querer que seu filho corra por ai! Mas é necessário encontrar uma saída, fazer as crianças conhecerem os esportes em academias, clubes ou até mesmo nas escolas! Pois há quem ache que as aulas de educação física não necessitam estar no currículo escolar!

Já foi o tempo que bebê bonitinho era aquele mais gordinho do berçário! Hoje já sabemos que os bebês que nascem com mais de 4 quilos tem maior chance de desenvolver o diabetes e sua mãe também! Então vamos começar desde cedo a cuidar de nossas crianças!

O DM2 em crianças ainda não é uma realidade alarmante no Brasil, mas em outros países os dados são assustadores! E é possível prevenir mantendo uma alimentação saudável e estando dentro do seu peso ideal!

Para aquelas crianças que já estão fora do peso é fundamental EMAGRECER e APRENDER A SE ALIMENTAR CORRETAMENTE! Porque assim prevenimos não apenas o diabetes na infância e na fase adulta, mas outras doenças também!

Vamos mostrar para nossas crianças como a vida moderna pode ser boa, se usarmos esta modernidade para viver como antigamente SAUDAVELMENTE!

Ficou alguma dúvida? Escreva para mim aqui nos comentários

Att.
Caroline Montingelli Coelho
Farmacêutica – CRF-SP: 50.089

Inspiração: http://www.walterminicucci.com.br/diabetes-tipo-2-em-criancas/