Corrida vs. Calor

070

O verão está chegando e com a temperatura aumentando, alguns cuidados são importantes para nosso treinamento continuar eficiente.

Horário adequado: em dias quentes devemos escolher os horários em que o sol não está “à pico”, evitando a exaustão por calor que é o superaquecimento do corpo, devido ao excesso da perda de água (suor) e até mesmo de sais. O suor é constituído por água e sais minerais, com o aumento da temperatura corporal, as glândulas sudoríparas aumentam a produção do suor para “resfriar” nosso corpo.

A hidratação torna-se essencial para um bom rendimento do treino, água antes, durante e depois. Em dias mais quentes o uso de “isotônicos” é aconselhável.

O calor acelera a utilização do Glicogênio (estoque de energia muscular), portanto em dias quentes treinar por 40 minutos equivale a 1 hora em dias frios, atenção para o cansaço que seu corpo demonstra, respeito os seus limites. Sede excessiva, dor de cabeça, tontura e náuseas são os principais sintomas a serem observados e a atividade interrompida.

Em caso de um treino mais longo, carregue algum tipo de “repositor energético” tipo sache de carboidrato, evitando o risco de hipoglicemia durante ou logo após o treino.(Deve ser ingerido com água).

Escolha da roupa ideal: evite roupas apertadas e escuras; prefira as confortáveis e de tecidos sintéticos (transpiráveis), que permitem que o suor evapore, deixando o seu corpo fresco.

Use protetor solar e boné.

Não esqueça dos seus pés, atenção com o tênis adequado e prefira meias esportivas, indicadas para corrida (auxiliam na transpiração e conforto do pé). Nunca treinar sem meias.

O calor chegou, mas com estas discas podemos continuar nossas treinos, mantendo nossa boa forma física de maneira saudável.

Tire suas dúvidas sobre atividade física com a educadora física Cecília Cardim clicando aqui!

CECÍLIA CARDIM
(Educadora Física)