CONTRACEPTIVOS PODEM CAUSAR DIABETES GESTACIONAL?

004

Mulheres que utilizavam contraceptivos hormonais antes da gravidez apresentavam um risco 43% maior de desenvolver diabetes gestacional, em comparação com mulheres que não utilizavam métodos contraceptivos hormonais. Esse achado foi evidenciado através da análise de dados de 2.741 mulheres de um Sistema de Monitorização e Avaliação do Risco na Gravidez, de Missouri. Cada mulher participante do estudo informou o tipo de método contraceptivo que utilizou.

Outros fatores relacionados ao risco de desenvolvimento de diabetes gestacional foram a idade e o peso, sendo que as mulheres acima de 30 anos e com sobrepeso também apresentaram um risco mais alto de desenvolver diabetes. Em geral, as mulheres devem ser mais cuidadosas com o peso e sobre a idade na qual elas pretendem engravidar, com o objetivo de prevenir qualquer risco potencial de desenvolvimento de diabetes.

Estudos adicionais são necessários para validar qualquer ligação mais direta entre o desenvolvimento do diabetes e o uso de contraceptivos hormonais. Por enquanto, a evidência da correlação entre contraceptivos hormonais e diabetes gestacional ainda não está totalmente esclarecida. Entretanto, os dados preliminares desse estudo apontam para uma correlação importante em termos de uso de contraceptivos hormonais e ocorrência de diabetes gestacional.

Referências bibliográficas
1. Madia JV and Bolt B. Hormonal Birth Control and Gestational Diabetes Connected in Recebnt Study of Contraceptives. Study released July 17, 2014 by the Centers for Disease Control and Prevention. Diabetes in Control. August 1, 2014. Disponível em: http://www.diabetesincontrol.com/articles/diabetes-news/16699-do-contraceptives-cause-gestational-diabetes-in-women. Acesso em: 05 de novembro de 2014.

Fonte:http://www.diabetes.org.br/ultimas/contraceptivos-podem-causar-diabetes-gestacional