Considerações sobre insulina Glargina

038

Muitos comentários surgiram sobre a insulina Glargina e ninguém melhor que a Sociedade Brasileira de Diabetes para fazer seu posicionamento que nós, do Diabetic Center, apoiamos sobre esta questão:

COMUNICADO ESPECIAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES EM RELAÇÃO À POLÊMICA SOBRE A INSULINA GLARGINA

Principalmente nos últimos anos, com o desenvolvimento substancial das estratégias de vigilância epidemiológica e da metodologia estatística, vários estudos que estão sendo publicados apresentam conclusões controversas e muitas vezes conflitantes com o conhecimento médico tradicional. A recente polêmica envolvendo a alegação de um possível aumento do risco de câncer com o uso da insulina glargina foi baseada em quatro estudos de base populacional cujos resultados, segundo os próprios autores, “estão longe de serem conclusivos”.
Nesta oportunidade, a SBD não pretende discutir o mérito dos estudos e de suas conclusões, mas pretende apenas ressaltar a importância de atitudes racionais e cautelosas da classe médica e das pessoas com diabetes que estejam em tratamento com a insulina glargina, até que informações e conclusões mais precisas sobre o assunto estejam disponíveis. Até então, a não ser por orientação médica específica, a SBD não recomenda a suspensão imediata da insulina glargina dos pacientes em tratamento com este fármaco.
Finalmente, a SBD conclama a classe médica brasileira a aderir e promover a cautela e a necessária tranquilidade para seus pacientes, evitando o ambiente de pânico desnecessário, até que os fatos sejam devidamente esclarecidos.
São Paulo, 29 de junho de 2009

Dra. Marília de Brito Gomes
Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes

Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes – www.diabetes.org.br