Chega ao Brasil a insulina ultrarrápida Fiasp

 

Os usuários de insulina sabem que prestar atenção no momento da refeição é um dos principais desafios da rotina do convívio com o diabetes. Antes de cada alimentação, é preciso calcular a dose exata de insulina e aplicá-la com pelo menos 15 minutos de antecedência, com base na quantidade de carboidratos que pretende ingerir e na concentração de açúcar no sangue. Respeitar este intervalo e acertar o cálculo são imprescindíveis para evitar consequências imediatas, como a temida hipoglicemia. Mais do que isso, o controle adequado a longo prazo também é valioso para evitar complicações, como doenças cardiovasculares, lesões oculares e doenças renais, entre outras.

Para mudar essa realidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas com diabetes, a Novo Nordisk lançou a insulina asparte de ação ultrarrápida com o nome comercial de Fiasp, comemora a endocrinologista e diretora médica da farmacêutica, Priscilla Mattar.

“Com as insulinas disponíveis hoje no mercado brasileiro, o processo de administração do controle glicêmico antes de uma refeição precisava ser feito com uma antecedência de 15 a 30 minutos antes de comer, o que traz muitas dificuldades para a rotina das pessoas com diabetes. Mas, agora, não precisa ser mais assim. Devido a sua velocidade de ação, Fiasp permite reduzir o tempo de espera de pelo menos 15 minutos para zero, trazendo uma autonomia maior para o paciente. Além da rapidez, o medicamento é também eficaz, seguro e flexível”.

A nova insulina foi criada para administração no momento da alimentação, garantindo um melhor controle glicêmico para pessoas com diabetes tipo 1 a partir de 1 ano. Além disso, o tratamento promove uma absorção ultrarrápida, o que possibilita a aplicação até 20 minutos após iniciar a refeição, se necessário. Essa característica a torna o composto análogo que mais se aproxima de simular o funcionamento do pâncreas humano, aproximando-se ainda mais do funcionamento da insulina natural.

Segundo a médica, Fiasp possui a mesma molécula ativa da NovoRapid (insulina asparte). Entretanto, o novo tratamento agrega vitamina B3 (para aumento da velocidade de absorção) e um aminoácido natural L-Arginina que confere estabilidade. Essa evolução da fórmula faz com que Fiasp chegue na corrente sanguínea duas vezes mais rápido com mais ação insulínica nos 30 primeiros minutos, em comparação a NovoRapid, trazendo mais autonomia e flexibilidade à rotina dos pacientes.

Essas características de Fiasp também representam mudanças positivas a longo prazo, como maior adesão ao tratamento, pois facilita a rotina alimentar, melhora o controle da glicemia pós-prandial e também da hemoglobina glicada, comenta Priscilla.

“A Novo Nordisk está comprometida em continuar a encontrar soluções que facilitem a vida e melhorem a saúde das pessoas que vivem com essa condição crônica. Nosso objetivo principal é descobrir, desenvolver e fabricar medicamentos biológicos melhores, além de buscar formas para garantir que pessoas com diabetes sejam diagnosticadas precocemente e que tenham acesso ao tratamento adequado, com qualidade de vida e menos limitações”.

Fiasp já está disponível no Diabetic-Center. Clique aqui para comprar.