Câncer de próstata: 10 informações que todo homem tem que saber

Foto: FreeImages

Foto: FreeImages

O Novembro Azul, além de chamar a atenção para a importância de prevenir e tratar o diabetes, também ilumina e coloca em foco o câncer de próstata, segundo principal tumor que atinge o público masculino atrás do câncer de pele (não melanoma). Segundo levantamento do Inca (Instituto Nacional do Câncer), 61.200 novos casos de câncer de próstata devem ser registrados no Brasil até o fim de 2016.

Por conta dessas estimativas, o urologista Daniel Cocito Simões, da rede de centros médicos Dr.consulta, destaca 10 informações que todo homem deve saber sobre o câncer de próstata.

1 – O câncer de próstata não produz sintomas nos estágios iniciais, período em que a doença tem mais chance de cura.

2 – Homens com mais de 45 anos devem começar a fazer o exame de toque retal e o exame de sangue PSA uma vez por ano.

3 – Homens que têm casos de câncer de próstata na família devem começar o rastreamento da doença a partir dos 40.

4 – 15% dos casos de câncer de próstata são do tipo indolente, ou seja, precisa de vigilância com exames periódicos mas não há necessidade de tratamento.

5 – A maioria dos casos de câncer de próstata (60%) é agressivo, mas curável, sendo a cirurgia ou sessões de radioterapia indicadas na maior parte dos diagnósticos.

6 – 25% dos casos de câncer de próstata apresentam lesões avançadas de cura mais difícil. Nesses casos, normalmente, é feito uso de hormonioterapia ou quimioterapia.

7 – Homens da raça negra têm o dobro da incidência de câncer de próstata.

8 – O uso do cigarro pode contribuir para o surgimento de câncer de próstata.

9 – A cirurgia pode causar disfunção erétil (impotência sexual), que varia conforme a idade do paciente operado: 70 anos: 70%, 65 anos: 35% e 50 anos: 10%.

10 – Obesidade e vasectomia não aumentam a incidência de câncer de próstata.

novembro-azul