Atividade Física e Exercício Físico

029

Atividade física é definida como:
“Qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso”.

É também qualquer esforço muscular pré-determinado, destinado a executar uma tarefa, seja ela um “piscar dos olhos” ou um deslocamento dos pés para caminhar.

Exercício físico é:
“Qualquer atividade física que mantém ou aumenta a aptidão física em geral e tem o objetivo de alcançar a saúde e também a recreação”.

A razão da prática de exercícios inclui: o reforço da musculatura e do sistema cardiovascular; o aperfeiçoamento das habilidades atléticas; a perda de peso e/ou a manutenção de alguma parte do corpo.

Exercícios físicos realizados de forma regular e frequente estimulam o sistema imunológico, ajudam a prevenir doenças (como cardiopatia, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, etc.) moderam o colesterol, ajudam a prevenir a obesidade, e outras coisas.

Além disso, melhoram a saúde mental e ajudam a prevenir a depressão.

Todo exercício físico deve ser sempre realizado sob a orientação de um profissional ou centro esportivo qualificado, pois a prática de esportes somente nos permite atingir os objetivos esperados quando é devidamente orientada.

Apenas lendo as definições acima, fica fácil escolher a que traria maior resultado positivo: exercício físico.

Mas, o meu objetivo aqui é mostrar que nossas atividades cotidianas se encaixam normalmente na definição de atividade física e que podemos alcançar uma melhor qualidade de vida e conseqüente melhor bem-estar, apenas aumentando a quantidade e intensidade de nossas atividades usuais.

-Que tal caminhar 1 quarteirão a mais por dia?
-Subir ou descer 1 lance de escada a mais por dia?
-Deixar o varal de casa um pouco mais alto e se esticar para estender as roupas?

Com estas pequenas dicas, basta prestar atenção nas suas atividades e pensar onde pode acrescentar alguma atividade a mais. Vamos começar?

Ficou alguma dúvida? Escreva para mim clicando aqui!

CECÍLIA CARDIM
(Educadora Física)