7 dicas para aumentar o bom colesterol

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Crédito de foto: FreeImages

Mudar hábitos de vida pode ser uma tarefa complicada, mas tenha certeza de que a recompensa vai valer a pena. Os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, que mais matam no mundo, envolvem o estilo de vida desregrado e os níveis elevados de LDL, conhecido como “colesterol ruim”.

Segundo o cardiologista Jairo Lins Borges, professor do departamento de Cardiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), adotar uma dieta balanceada, praticar atividade física, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e abandonar o tabagismo estão entre as principais formas de manter o colesterol bom e ruim em equilíbrio e ter uma vida melhor.

Confira as dicas do médico!

1 – Abandone o cigarro! O fumo é altamente prejudicial ao endotélio vascular, afetando a elasticidade das artérias e o controle motor (tônus) do vaso, além de reduzir os níveis de HDL (bom colesterol). Nesse caso, é importante parar com o hábito de fumar o mais rápido possível.

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2 – Beba com moderação! Consumir altas quantidades de álcool pode aumentar a pressão arterial e afetar órgãos como fígado, cérebro e coração. Além disso, as bebidas alcoólicas são calóricas e podem aumentar os níveis de LDL (colesterol ruim).

3 – Algumas medicações comumente usadas pela população podem provocar reduções dos níveis de HDL (colesterol bom), como os anti-hipertensivos betabloqueadores, entre eles, atenolol, propanolol e bisoprolol, e ansiolíticos do grupo benzodiazepínicos, como diazepam. Esteroides anabolizantes ou qualquer outra droga que contenha androgênios ou seus precursores também reduzem os níveis de HDL.

4 – Cuidados com o peso! Não só quem está acima do peso pode ter colesterol alto. Porém, para pessoas com IMC maior que 25 e, principalmente, naquelas com IMC maior que 35, cada quilo de peso perdido conta. Em média, para cada 2,5 kg emagrecidos, o HDL sobe 1 mg/dl. Portanto, uma pessoa com colesterol HDL de 35 mg/dl que consegue emagrecer de 100 kg para 75 kg, terá o seu colesterol HDL aumentado para 45 mg/dl.

5 – É importante priorizar o consumo de gorduras mais saudáveis, que estão presentes no azeite, azeitonas, abacate, óleo de canola, oleaginosas e peixes ricos em ômega 3, que ajudam a reduzir o LDL e a aumentar o HDL. Além disso, o consumo diário de alimentos ricos em fibras, como farelo de aveia, legumes, frutas e verduras, colabora na manutenção do colesterol. Importante também reduzir o consumo de carboidratos e priorizar a ingestão de água.

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6 – Recomenda-se a prática regular de atividade física para auxiliar na prevenção e no controle das doenças cardiovasculares, pois ajuda na perda de peso, na redução do colesterol ruim (LDL), no aumento do bom colesterol (HDL), no controle da hipertensão e na redução dos níveis de açúcar no sangue. Os aeróbicos são considerados a melhor opção.

7 – Cada vez mais frequente, devido à rotina agitada do mundo moderno, o estresse provoca uma série de alterações, como aumento da frequência cardíaca, vasoconstrição, aumento da pressão arterial e, como consequência, o aumento de hábitos que influenciam nos níveis de colesterol.