10 dicas para você montar uma lancheira saudável

Crédito de foto: FreeImages

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Nessa época do ano, as mães voltam a se preocupar com a lancheira dos filhos. Variar o cardápio pode não parecer uma tarefa fácil, mas é fundamental para garantir uma alimentação equilibrada, alerta a nutricionista Patrícia Ruffo, Gerente Científico da Divisão Nutricional da Abbott.

– O ideal é acrescentar na lancheira um alimento de cada grupo, como proteína, fruta e carboidrato, para garantir uma alimentação saudável e, consequentemente, o crescimento e o desenvolvimento da criança. Além disso, o ideal é evitar as opções industrializadas, com alto teor de açúcar, prejudiciais à saúde.

Patrícia lembra que uma alimentação inadequada na infância pode levar ao desenvolvimento de doenças crônicas no futuro e prejudicar o processo de aprendizado dos pequenos.

Quando o assunto é a lancheira das crianças, o alimento industrializado ainda é uma das principais opções, seja pela ideia distorcida de praticidade ou até mesmo pelo custo. Além disso, outro ponto de atenção é a quantidade de alimentos que devem compor a lancheira. Muitos pais têm a ideia equivocada de que as crianças precisam comer bastante, excedendo a quantidade necessária, para comer bem.

Siga as 10 dicas da nutricionista na hora de elaborar a lancheira das crianças!

1 – No lanche da escola não pode faltar: um líquido, uma fruta, um tipo de carboidrato e um tipo de proteína.

2 – Para beber, opte pelos chás, água de coco ou sucos naturais (que podem ser colocados em recipientes térmicos para não perder os nutrientes com o passar das horas). As lancheiras térmicas também são ótimas opções para o melhor acondicionamento da comida.

3 – Escolha alimentos de conhecimento da criança. A lancheira da escola deve ser uma extensão da alimentação feita em casa. Não adianta colocar um alimento que a criança não costuma ingerir em casa, pois as chances dele voltar na lancheira são grandes.

4 – Os bolos são uma boa opção para rechear a lancheira das crianças, desde que sejam caseiros e de preferência nos sabores laranja, limão, cenoura ou fubá. Evite os bolinhos industrializados, eles são ricos em açúcares e gorduras.

5 – Mande as frutas cortadas e descascadas. A aparência é um fator determinante para a criança ingerir determinado alimento.

6 – Os pães podem e devem entrar na lancheira escolar, mas o ideal é variar o tipo para a criança não enjoar. Pão francês, de forma ou de milho são algumas opções. É preciso estar atento ao recheio de cada pãozinho. Neste sentido, os patês caseiros são opções saudáveis e nutritivas.

7 – Faça a lancheira com a ajuda das crianças. A aceitação dos alimentos tem mais chances de sucesso quando a criança se sente parte da tarefa.

8 – Invista nos petiscos saudáveis, como frutas desidratadas, mix de castanhas e cereais sem açúcar. O ideal é colocar os itens em um pote fechado ou até mesmo em um saquinho.

9 – Pense no cardápio antecipadamente. Faça uma lista para cada dia da semana, pois este hábito deixará a rotina mais prática e evitará cometer excessos.

10 – Tenha a suplementação como uma aliada. Ela é uma ótima alternativa para suprir as necessidades de nutrientes fundamentais para as crianças, como ferro, cálcio, zinco, fibras e vitaminas A e D.

Gostou das dicas? Comente e conte para a gente com quais alimentos costuma montar a lancheira do seu filho. 

 

1 Response

  1. 20 de fevereiro de 2017

    […] Siga as 10 dicas da nutricionista na hora de elaborar a lancheira das crianças […]