10 dicas para não engordar no inverno

food-1323110-640x480

O inverno chegou e, quando a temperatura cai, é natural sentirmos mais fome, pois o clima faz com que nosso corpo gaste mais energia para manter sua temperatura estável. Comemos mais, nos movimentamos menos, ficamos mais em ambientes fechados e preferimos alimentos mais quentinhos e calóricos. Essa combinação pode ser perigosa, por isso fique atento às dicas da nutricionista Alessandra Coelho, da clínica Franco e Rizzi, para tentar compensar a perda energética sem ganhar peso.

1 – Inclua folhas na sua alimentação.

Opte por preparações cruas em pelo menos uma refeição. No almoço tente a ser mais fácil, pois as temperaturas costumam ser mais elevadas.

2 – Abuse dos vegetais cozidos

Além disso, capriche no uso das ervas aromáticas, que realçam o sabor de cada alimento.

3 – Invista nas sopas

Elas são boas opções, mas lembre-se de que alguns legumes, como os tubérculos (batata, mandioquinha, mandioca, inhame, cará, cenoura), contêm um teor elevado de carboidrato e devem ser consumidos com moderação. Procure sempre incluir folhas e carne magra na sua sopa e deixe o pão ou torradinha de lado.

4 – Consuma frutas

Elas são ótimas alternativas para serem consumidas como lanchinhos intermediários, nos intervalos das refeições.

5 – Hidrate o corpo

Mantenha a recomendação de beber pelo menos 1,5 litro de água por dia. Os chás sem açúcar são boas alternativas para completar este volume.

 

6 – Cuidado com o fondue

Se for comer, priorize queijos magros, como o cottage, e prepare a receita com leite desnatado. Inclua pães integrais e atente-se ao vinho, porque tem calorias. Se optar por servir sobremesa use frutas aquecidas com uma pitada de canela. E deixe o fondue de chocolate para um outro dia.

7 – Substitua as massas brancas 

Escolha as massas integrais e evite os molhos gordurosos, como o branco e à base de queijos. Inclua vegetais, como o brócolis no macarrão, o que irá melhorar o perfil nutricional do prato.

8 – Chocolate quente magro

Use leite desnatado e cacau em pó. Uma dica é acrescentar uma porção de pó para pudim diet, pois isso vai deixar a preparação mais cremosa sem aumentar as calorias.

9 – Cuidado com o chocolate

Procure não consumir todos os dias e priorize os amargos ou meio amargos, que têm menor teor de gordura e açúcar. No caso de diabéticos, há a versão diet!

10 – Doces saudáveis

Se a vontade de doce for grande, tente esquentar uma maçã ou banana com canela no micro-ondas. Fica uma delícia e tem baixas calorias.

 

1 Response

  1. 7 de julho de 2017

    […] Leia também: 10 dicas para não engordar no inverno […]